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Especialista dá dicas no mês do empreendedorismo feminino  

 

 

Em novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para destacar e valorizar o papel das mulheres nos negócios. No Brasil, elas respondem pela gestão de 56,8% das empresas consideradas novas, ou seja, que estão há até três anos e meio no mercado, segundo levantamento do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022. O documento aponta também que, considerando mulheres e homens, 81,3% dos empreendedores brasileiros investem em negócios próprios por necessidade ou falta de emprego e 72,6% têm o objetivo de fazer a diferença no mundo.

Seja por oportunidade ou necessidade, especialistas alertam que para abrir um negócio é preciso planejamento e suporte. Natalia Marangão, coordenadora do FACE – Facens Centro de Empreendedorismo, um dos Centros de Inovação do Centro Universitário Facens - referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de arquitetura, engenharia, saúde, tecnologia e veterinária -, afirma que as mulheres empreendedoras têm um grande desafio, já que "acabam atuando em diferentes papéis simultaneamente, como mães, donas de casa e muitas vezes são as únicas pessoas que geram renda na família. Por isso, pontos importantes, como inovação e planejamento estratégico, acabam não sendo prioridade no desenvolvimento do seu negócio".

Natalia explica que esses fatores podem tornar as empresas mais vulneráveis, mas para evitar isso, é necessário que elas possam priorizar a gestão do empreendimento e entendam quem são seus potenciais clientes, quais são os problemas deles e quais as soluções para resolvê-los por meio do seu negócio. "Esses passos são cruciais para que a conta feche no final do mês. Elas precisam entender se existe uma demanda real para a solução que pretendem oferecer ao mercado, se existem pessoas que pagariam por esse produto e serviço", comenta.

A especialista destaca ainda que "usar as redes sociais e os canais de comunicação, como os aplicativos de mensagem instantânea, para oferecer produtos e serviços, captar o feedback dos clientes e atender com eficiência e atenção é uma das estratégias que são importantes para manter a empresa saudável".
 

APRIMORAMENTO

Outro fator importante é o aprimoramento constante. Segundo ela, cursos, workshops e treinamentos devem fazer parte do caminho de quem decide empreender. "Esse é o momento de troca de experiências, onde elas conhecem as dores e delícias de inovar e ser atuantes no ecossistema empreendedor por meio da troca de informações com pessoas que vivem essa realidade e podem ensinar", explica.
 

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Especialista orienta no mês do empreendedorismo feminino

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