Foto de capa da notícia

Etec Trajano tem seis projetos em Mostra de Ciências

 

Estudantes da Escola Técnica (Etec) Trajano Camargo foram selecionados para a etapa final da 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M. São seis projetos que representaram a instituição de Limeira.
O evento foi realizado quarta e quinta-feira, 8 e 9, no Clube da 3M, em Sumaré. A competição reuniu projetos desenvolvidos por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico matriculados em escolas públicas e privadas das regiões metropolitanas de Campinas e Ribeirão Preto.
Ao todo, foram classificados 20 projetos de Etecs do Estado, entre os 100 finalistas, divididos em sete categorias: ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, humanas, da saúde, sociais aplicadas e engenharia.
Entre as propostas selecionadas, seis são da Etec Trajano Camargo, de Limeira. Para a professora Gislaine Delbianco, o desenvolvimento de projetos é fundamental para engajar estudantes e educadores. “A Mostra é uma oportunidade para os alunos perceberem que seus trabalhos podem ir além da sala de aula, ao conquistar o reconhecimento de empresas e profissionais durante os dois dias de evento”, afirma.
Os projetos de Limeira foram: “Aplicação de oficinas lúdicas como trabalho voluntário tornando a educação em um processo mais individualizado” promovido pelos alunos Ana Carolina, Isabela Neves, Letícia de Almeida; orientadora: Jéssica de Macedo.
Também o “Aplicação de oficinas lúdicas para crianças sobre a importância do descarte correto de resíduos” dos alunos Giselle do Prado, Isabela de Souza, Lívia Rufino; orientadora: Jéssica de Macedo.
Outra proposta foi “Bafômetro ecológico: economicamente mais viável e com menor taxa de efluentes” de Adrean de Souza, Ana Sales, Geovana Tencatti; orientadores: Jéssica de Macedo, Ricardo Jacob. Outro projeto foi o “Dispositivo detector de quedas para box de banheiros” de Davi Sarmento, Diogo Correia, Gabriel Muterle; orientador: Carlos Barros.
“Produção de alimento simbiótico: síntese de um probiótico e um prebiótico” também foi selecionado. O trabalho é de Beatriz Gallicchio, Gabriela de Moura, Sarah Silva; orientador: Ricardo Jacob. Também o trabalho “Produção de polímero biodegradável através da pectina do bagaço de laranja Produção de polímero biodegradável através da pectina do bagaço de laranja” dos alunos Gustavo dos Santos; orientadores: Jéssica de Macedo e Reinaldo Blezer.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login