Foto de capa da notícia

Limeira registrou mais de 250 pontos com quedas de árvores

Limeira foi castigada pelo temporal que atingiu o estado de São Paulo na sexta-feira (3), com ventos de mais de 105 km/h. Até a tarde de ontem, moradores ainda reclamavam de falta de energia elétrica em pontos da cidade. A Justiça chegou a decretar multa para o restabelecimento em alguns bairros da cidade. Além do prejuízo, a população reclamou do descaso por parte da Elektro.

 

A Gazeta recebeu ao longo deste final de semana, centenas de reclamações de moradores que ficaram sem energia elétrica. Em entrevista ao jornalista Carlos Gomide, o gerente regional da Elektro, André Fernandes, destacou que mais de 110 colaboradores se empenharam para restabelecer o serviço nos bairros.

 

A queda de árvores foi um dos principais fatores que prejudicaram o sistema de energia elétrica na cidade. Segundo informações da Prefeitura de Limeira, após os vendavais que atingiram Limeira na terça-feira (31) e na sexta-feira (3), foram mais de 250 chamados de árvores caídas e mais de 30 interdições.

 

Sob pena de R$ 100 mil por hora de descumprimento, a Justiça Limeira chegou a determinar que a concessionária de energia elétrica retomasse com urgência o serviço em três locais na cidade, sob. Na decisão, o juiz disse que há uma "inércia" da concessionária para a retomada do fornecimento de energia, "pois ela deveria ter se preparado para eventos extremos, com a contratação de mão-de-obra e equipamentos, uma vez que é fato notório a transformação climática por que passa o Planeta."

 

O problema mais grave, segundo uma moradora da zona rural, é que após as chuvas de terça-feira (31), a energia elétrica foi interrompida e ainda não foi realizada a manutenção. “Já vai completar uma semana desse descaso. Perdemos mantimentos, a irrigação das plantações foi comprometida e dependemos de familiares para as necessidades de higiene e alimentação”, afirmou.

 

“Sei que esse temporal danificou muito, mas lá no sítio dá um vento a gente já fica sem energia e o tanto que ligamos lá (Elektro) para que eles possam arrumar e não adianta. Já estávamos sem energia antes do temporal que deu na terça-feira dia 31/10 ficamos 68 horas sem, daí retornou por volta das 15h e agora novamente estamos sem energia elétrica até o momento indo para 72 horas sem energia”, disse uma leitora da Gazeta.

 

Segundo André Fernandes, mais de 25 mil clientes foram prejudicados por falta de energia elétrica em Limeira, no pico de incidências, na última sexta-feira (3). Até a tarde de ontem, a Elektro informou em nota ao G1 Piracicaba, que 99% da energia na cidade já foi restabelecida e que trabalhava para que o serviço fosse normalizado na zona rural até o fim da tarde.

Segundo a concessionária, em alguns trechos a rede elétrica foi extremamente danificada pelo temporal, e exigiu substituição de postes, cabos e transformadores. Em alguns casos também foi preciso esperar a retirada de árvores pela Defesa Civil para iniciar os reparos. A Gazeta questionou a Elektro sobre o balanço de ações, equipes e a previsão de restabelecimento total, mas não obteve resposta.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login