Foto de capa da notícia

Em Limeira, 69.595 veículos estão com licenciamento irregular  

 

A frota do município está em 233.624; desses,141.135 poderão realizar o licenciamento em 2024

 

Nesta semana foi divulgado o calendário anual de licenciamento de veículos referentes a 2024 pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). De acordo com o órgão, 30% dos veículos de Limeira estão irregulares em relação ao licenciamento.

Conforme informado pelo Detran, a frota de veículos de Limeira é de 233.624. Desse total, 69.595 estão com o licenciamento completamente irregular, ou seja, com pendências anteriores a 2022.

Entre os outros 164.029 veículos, 141.135 poderão realizar o licenciamento em 2024. Já 22.894 estão com o licenciamento regular até 2022 e, neste ano, precisarão regularizar antes o licenciamento de 2023, para depois realizarem o referente a 2024.

 

Ainda segundo o Detran, a taxa de licenciamento anual será de R$ 160,22 em 2024, de acordo com a divulgação da Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo, considerando o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), reajustado todos os anos.

O cronograma obrigatório tem início em 1º de julho e vai até dezembro. Já os veículos de carga (caminhão e trator) cumprem prazo diferenciado, de setembro a dezembro.

 

IRREGULARIDADES

Segundo o órgão, o fato de não licenciar dentro do prazo correspondente gera diversos transtornos, entre eles infração gravíssima, remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para realizar o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Renavam e pagar a taxa via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander).

Após o pagamento, o download e/ou impressão do documento digital atualizado deve ser realizado pelos portais do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Vale ressaltar que se constar alguma pendência em relação ao veículo, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas, taxa de licenciamento atrasada e demais questões, o licenciamento não será consumado, mesmo que haja o pagamento da taxa, implicando no bloqueio do documento atualizado.

 

CALENDÁRIO

O Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo correspondente aos veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque fica da seguinte forma: Final 1 e 2, mês de julho; Final 3 e 4, mês de agosto; Final 5 e 6, mês de setembro; Final 7 e 8, mês de outubro; Final 9, mês de novembro e Final 0, mês de dezembro.

Já o Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo correspondente aos veículos registrados como caminhão e trator fica da seguinte forma: Final 1 e 2, mês de setembro; Final 3, 4 e 5, mês de outubro; Final 6, 7 e 8, mês de novembro e Final 9 e 0, mês de dezembro.

 

Foto Detran/ Divulgação
69.595 estão com o licenciamento completamente irregular, ou seja, com pendências anteriores a 2022

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login