Foto de capa da notícia

Limeira é recordista em troca de postes após acidentes de trânsito

A Neoenergia Elektro realizou a substituição de 1.500 postes danificados por acidentes de trânsito nos 223 municípios atendidos pela concessionária no estado de São Paulo, apenas em 2023. Só em Limeira, a concessionária substituiu 63 postes ao longo do último ano. O dado representa aumento de 26% comparado com 2022, quando 50 estruturas danificadas precisaram ser retiradas para a substituição de novas. Em alguns pontos da cidade, como na Rua Augusto Merique, no Jardim Santa Amália, o mesmo poste foi atingido por duas vezes. Devido a esse tipo de acidente, 13 mil clientes tiveram o fornecimento de energia prejudicado no ano passado na cidade.

 

Além da implantação dos postes, na maioria das vezes os técnicos da concessionária ainda precisam reconstruir a rede elétrica que foi destruída devido ao acidente, um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipe.

 

Dependendo da gravidade do acidente, os eletricistas também precisam aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Elektro enfatiza constantemente os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia. 

 

A principal orientação de segurança nesse tipo de acidente é que, se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da concessionária. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão. 

 

A Neoenergia Elektro alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a concessionária por meio do número 0800 701 01 02. 

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes devem arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. Os valores ficam em torno de R$ 6 mil e contemplam o poste, estruturas, fios e equipamentos dos pontos danificados.

 

A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login