Foto de capa da notícia

Limeira termina 2023 com aumento no volume de chuvas e de consumo

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, apurou que a cidade registrou em 2023 um acumulado de 1.647 milímetros de chuvas, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico do rio Jaguari, responsável pela captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.  

 

A concessionária monitora o comportamento hídrico do rio Jaguari e do ribeirão Pinhal.  Atualmente, a vazão média do rio Jaguari está com 26 m3/s (metros cúbicos por segundo), sendo que o volume mínimo necessário para captação é de 1,0m3/s. O ribeirão Pinhal se encontra com 63% da capacidade atual, enquanto o mínimo para captação é de 60%.  

 

CONSUMO

 

Em 2023, o consumo médio registrado por habitante/dia foi de 188,76 litros, o que significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 78,76 litros de água a mais por dia que o recomendado pela Organização das Nações Unidas. A ONU avalia que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Em comparação com os dados de 2022, o consumo médio do limeirense aumentou em 5% no último ano.

 

"O momento é de atenção devido às elevadas temperaturas. Temos que ter cuidado com relação aos hábitos de consumo que contribuem para a má gestão dos recursos hídricos. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira mal fechada, tomar banhos demorados e/ou manter a mangueira ligada, devem ser abolidos, pois agravam a situação", ressalta Alexandre Leite, diretor de operações da BRK em Limeira. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login