Escritora mirim de Limeira lança livro sobre bondade e superação
Manuella Monteiro, escritora, ilustradora e violinista, acaba de lançar seu primeiro livro infantil, "O Gato Molli e a Vila dos Corações". Com apenas oito anos, a limeirense, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, escreveu e ilustrou sozinha a obra, que apresenta uma história sobre a bondade enfrentando desafios de forma delicada e criativa. Filha de Rosilda Santos, e irmã do pequeno Théo, que também adora desenhar, Manu encontrou na literatura e nas ilustrações um meio de expressar seu talento e suas percepções sobre o mundo.
Rosilda, mãe de Manuella, conta que a paixão pela leitura começou cedo, devido à pequena biblioteca que a família possui em casa. “Desde muito pequena, a Manu sempre se interessou por livros, e a gente lia para ela histórias que ela mesma podia montar, com personagens variados. Ela é muito dedicada aos estudos e sempre mostrou essa criatividade”, relata. Com uma rotina familiar que valoriza o desenho e a leitura, Manu desenvolveu, ao lado do irmão, um gosto especial por ilustrações, que se tornaram um hábito comum em casa.
Em fevereiro deste ano, durante a volta às aulas, Manuella surpreendeu a mãe ao trabalhar até a madrugada em seu livro. Rosilda relembra: “Naquele dia, ela me pediu para deixá-la terminar o que estava fazendo. Quando fui recolher os papéis no fim de semana, me deparei com um livrinho completo, com início, meio e fim, ilustrações e um enredo bem definido. Foi uma surpresa! Ela usou uma caneta Bic para escrever e fez uma capa com o nome do livro e desenhos próprios”, conta.
A mãe, emocionada, decidiu mostrar o trabalho para a professora e para Mari Molina, da SOLL (Sociedade Literária Limeirense, que incentivaram a publicação. “A Mari mostrou o trabalho para a Veraiz Souza, e foi ela quem intermediou o contato com a editora Plena Voz, também da SOLL e da ALLE (Academia Limeirense de letras) que logo se interessou pelo livro. Manu foi consultada sobre cada detalhe, desde a capa até as ilustrações coloridas, que ela refez com todo o cuidado”, explica Rosilda, orgulhosa do empenho da filha.
Para Manu, o livro foi um sonho realizado. Segundo a mãe, ela não imaginava a repercussão de ver seu trabalho impresso e exposto. “No dia do lançamento, ela ficou encantada com o carinho das pessoas e se emocionou com o reconhecimento. Ver o livro como uma realidade foi um presente para ela, que sempre sonhou em ser violinista profissional, mas enfrentou um desafio recente ao machucar o braço”, conta Rosilda. A fratura, ocorrida em maio, abalou a menina, que precisou de fisioterapia para recuperar o movimento, e ainda não pode retomar o violino. “Esse livro trouxe alegria e força para ela, reforçando que existem muitos talentos em sua vida”, revela a mãe.
"O Gato Molli e a Vila dos Corações" é, segundo Rosilda, um reflexo da visão de Manuella sobre bondade e esperteza. “Ela criou um personagem forte e sensível, capaz de tocar o leitor com uma mensagem de amor e justiça, que reflete os valores dela”, compartilha a mãe. O nome Molli, dado ao gato, foi uma sugestão de Veraiz, o que, segundo Rosilda, combinou perfeitamente com a história.
Com o lançamento, Manuella agora explora o papel de escritora. Ela, que já tem diversos apoiadores no Instagram, inspira outros jovens e recebe com alegria o retorno de leitores que se identificaram com sua narrativa. "Ver a Manu crescendo como pessoa e escritora é gratificante. A edição desse livro foi um presente para ela e para todos nós, que a acompanhamos nesse caminho de realizações", conclui Rosilda, emocionada.
Para adquirir o livro, basta entrar em contato pelo
telefone (19) 987622214 e encomendar diretamente com a mãe Rosilda. “Ela também
autografa o livro e enviamos”, disse. O livro pode ser adquirido por R$30 via
PIX, pelo mesmo número do contato. Mais informações pelas redes sociais da
autora pelo link: https://www.instagram.com/manumonteiro_24/.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login