Foto de capa da notícia

Santa Casa celebra 130 anos de atendimento à população

Referência hospitalar para mais de 1,5 milhão de habitantes em 26 municípios da região, a Santa Casa de Limeira celebrou ontem (17) seus 130 anos de história, consolidando-se como um dos principais centros de atendimento médico do interior paulista. Fundada em 1895, a instituição nasceu em meio à necessidade de combate às epidemias que assolavam a cidade e outros municípios paulistas no final do século XIX, como bexiga, febre amarela e varíola. Desde então, tornou-se um pilar fundamental da saúde pública e filantrópica na região.

 

Atualmente, o hospital conta com serviços essenciais para a população, como:Banco de Sangue, Centro Oncológico, com equipamentos de última geração, Centro de Imagens, Unidade de Tratamento de Queimaduras, Setor de Hemodiálise, com estação própria de tratamento de água, Centros especializados em Ortopedia, Traumatologia, Neurocirurgia e Unidade Coronariana, Cinco Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), incluindo neonatal e pediátrica.

 

Com mais de 80% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa de Limeira se tornou um dos principais hospitais da região, especialmente para aqueles que dependem do serviço público de saúde. São cerca de 16 mil atendimentos mensais no Pronto-Socorro e Pronto Atendimento, quase mil cirurgias por mês, além de 1.200 sessões mensais de radioterapia. No ano passado, a Santa Casa registrou ainda 1.300 internações por mês e 2.500 sessões mensais de hemodiálise.

 

A Santa Casa também se destaca na formação de profissionais da saúde. Em 1958, a instituição iniciou a capacitação das primeiras enfermeiras da cidade e, em 2005, foi certificada pelo Ministério da Educação (MEC) como um Hospital de Ensino, consolidando sua importância acadêmica.

 

Hoje, 18 especialidades médicas fazem parte do programa de residência médica, capacitando novos especialistas todos os anos. Além disso, a instituição contribui para a formação de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e fisioterapeutas. Com uma equipe composta por mais de 1.300 colaboradores e 300 médicos, a Santa Casa segue firme em sua missão de oferecer atendimento de qualidade e preparar profissionais altamente capacitados.

 

CELEBRAÇÃO

 

As comemorações do aniversário da Santa Casa começaram com uma missa de Ação de Graças, celebrada pelo bispo diocesano Dom José Roberto Fortes Palau, no último domingo (16), na Catedral Nossa Senhora das Dores.Na segunda-feira (17), data oficial do aniversário, uma solenidade reuniu autoridades, gestores da saúde e convidados no Châteaudu Solano. Durante o evento, o provedor Wilson Rocha e o vice-provedor José Mario BozzaGazzetta prestaram homenagens a ex-provedores da Santa Casa, reconhecendo o trabalho e a dedicação de nomes que marcaram a trajetória da instituição. Foram homenageados Vicente Pironti, Luiz Alberto Battistella, Luis Eduardo Francisco e Marcos Bozza, além dos familiares dos ex-provedores Marco Zaccaria e Antonio Simoni (in memoriam), representados por seus familiares.

 

Wilson Rocha destacou a importância do trabalho de todos os profissionais que passaram pela Santa Casa ao longo dos anos e reforçou o compromisso da instituição com a qualidade do atendimento."Completamos 130 anos com a missão de cuidar da vida e da saúde da população. O trabalho de todos que fazem parte desta história é fundamental para a excelência da Santa Casa. Este é um momento de celebração e também de reafirmação do nosso compromisso com o futuro, com a qualificação dos nossos colaboradores e com a contínua melhoria no atendimento aos pacientes."

 

O vice-provedor José Mario BozzaGazzetta também ressaltou a relevância da instituição para a cidade e a região."Somos imensamente gratos a todos que fazem a Santa Casa ser o que é: uma instituição essencial para quem mais precisa. Agradecemos também a todos que contribuem, fazem doações e se dedicam a esse trabalho tão importante."

 

A solenidade contou com a presença de representantes da administração pública e de diferentes esferas do poder, que enalteceram a trajetória da instituição e sua relevância para a população.O secretário de Saúde de Limeira, Alexandre Ferrari, afirmou que a Santa Casa é o maior prestador de serviços da Secretaria Municipal de Saúde."É uma instituição de importância inestimável. Com 130 anos de história, a Santa Casa é referência não só para Limeira, mas para toda a região. Seu volume de atendimentos e a qualidade dos serviços prestados são impressionantes. Como cidadão, me sinto honrado por termos uma instituição desse porte em nossa cidade."

 

O presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, reforçou que não há como pensar na saúde pública de Limeira sem a Santa Casa."A relevância da Santa Casa é gigantesca. O número de funcionários do hospital é praticamente o mesmo da Secretaria de Saúde. A Câmara Municipal está à disposição para contribuir para que a Santa Casa continue sendo cada vez mais eficaz para a população limeirense."

 

O deputado federal Miguel Lombardi destacou o papel da instituição como referência nacional em diversas especialidades."A Santa Casa é um hospital essencial. Sem ela, não conseguiríamos atender toda a demanda de saúde da nossa região. Além de ser referência em oncologia, cardiologia e queimaduras, sua atuação é indispensável para milhares de pacientes."

 

O prefeito de Limeira, Murilo Félix, também enfatizou a importância da parceria entre o município e a Santa Casa."Não há como pensar na gestão da saúde municipal sem a Santa Casa. É nossa principal parceira no setor e seguirá sendo peça-chave na modernização e descentralização do atendimento em Limeira. Essa instituição já salvou muitas vidas e continuará sendo um pilar fundamental da saúde pública nos próximos anos."

 

//////box///////

 

Novo acelerador linear no Centro de Oncologia

 

O acelerador linear do interior paulista chegou à Santa Casa de Limeira em janeiro de 2025. É o segundo acelerador linear no Centro de Oncologia de Limeira (COL), previsto para começar a funcionar em abril. O anúncio foi o ponto alto da celebração de 130 anos da Santa Casa, nesta segunda-feira (17/2).

Adquirido por verba de emendas parlamentares do deputado federal Miguel Lombardi, com apoio da Prefeitura de Limeira, o equipamento, de última geração, reduzirá de forma significativa o número de sessões de radioterapia e o tempo do procedimento aos pacientes com tipos de câncer considerados mais complexos para tratamento. O investimento no segundo acelerador linear ElektaInfinity foi de aproximadamente R$ 9 milhões.

A indicação da emenda foi feita em 2019, com início do processo licitatório em fevereiro de 2021. A licitação foi encerrada em 2023 e iniciada a produção do equipamento na Inglaterra. No ano passado, a Santa Casa avançou com a reforma do bunker onde está sendo instalado o novo equipamento. A adequação da estrutura foi possível por doação, de aproximadamente R$ 2 milhões, do Instituto João e Belinha Ometto.

Após a montagem, calibragem e testes, será possível iniciar a operação do novo equipamento, prevista para abril. Paralelamente, as equipes são capacitadas para operar o novo acelerador. Ele substitui um equipamento que funcionou por 20 anos no hospital.


Legenda: Santa Casa é referência regional

Legenda: Hospital realizou solenidade e homenageou ex-provedores

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login