Foto de capa da notícia

Chuvas registram o menor volume da série histórica de Limeira

Chuvas registram o menor volume da série histórica de Limeira

 

O volume de chuvas registrado em Limeira durante o mês de março pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, foi o menor da série histórica iniciada em 2013. Foram somente 27,5 milímetros (mm) aferidos pelos pluviômetros instalados na captação de água do Rio Jaguari e na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Parque Hipólito. No balanço do primeiro trimestre, o resultado de 2025 só não foi inferior ao de 2014.

 

A BRK realiza o acompanhamento pluviométrico exclusivamente para análise do comportamento dos mananciais de captação e como parte do seu planejamento para a manutenção do serviço de abastecimento da cidade.

 

Os dados reunidos pela concessionária mostram que somente em 2014 choveu menos no município do que em 2025, na somatória dos três primeiros meses do ano. Neste ano, foram 362,5 mm de chuvas de 1º de janeiro a 31 março; enquanto em 2014 foram somente 295 mm. Em relação ao ano passado, quando choveu 464 mm, houve uma queda de 21,9%. Já em comparação com 2023, quando choveu 772 mm no período, a redução foi ainda mais acentuada: 53%.

 

“O mês de março registrou uma queda abrupta no volume pluviométrico, algo que não é comum para o período, como mostram os dados da série histórica. Por conta disso, é importante analisarmos o comportamento nos próximos meses, uma vez que em breve iniciaremos o período de estiagem, quando normalmente já há uma redução da quantidade de chuvas”, afirma Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.

 

O resultado do balanço de chuvas não refletiu até aqui no desempenho dos mananciais de abastecimento de Limeira. Conforme dados apurados nesta primeira semana do mês, o Rio Jaguari registrou vazão de 16 metros cúbicos por segundo, dentro da média de abril de 2024, que foi de 16,6 m³/s.

 

“É importante frisar que as condições de abastecimento de água potável em Limeira são adequadas neste momento e que a BRK segue monitorando todos os comportamentos que envolvem os mananciais da cidade a fim de entregar aos limeirenses água tratada de qualidade em todos os imóveis”, reforça Makino.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login