Foto de capa da notícia

Orquestra Sinfônica de Limeira apresenta concerto especial de Páscoa

A Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI) sobe ao palco do Teatro Vitória nesta quinta-feira (17), às 20h30, para o segundo concerto da Série Aliança 2024, um espetáculo especial que celebra a Páscoa por meio da música. Com regência do maestro Rodrigo Muller, a apresentação reúne o Coro da OSLI e o violista limeirense Victor Botene, atual integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), para interpretar um repertório que transita entre o modernismo russo, o barroco e a música sacra.

 

O programa será aberto com a obra “Páscoa Russa” (Svetlïyprazdnik), composta em 1888 por Nikolai Rimsky-Korsakov. Inspirada na grandiosidade da Páscoa Ortodoxa, a abertura sinfônica evoca os sinos e cantos tradicionais que marcam a celebração da ressurreição na tradição russa. A obra retorna ao repertório da OSLI após a bem recebida apresentação de “Scheherazade” na temporada passada. Rimsky-Korsakov foi integrante do lendário grupo “The Five”, ao lado de Mussorgsky, Borodin, Cui e Balakirev, e se destacou por seu estilo orquestral colorido e brilhante.

 

Na sequência, o concerto traz o “Concerto para Viola em Sol Maior”, de Georg PhilippTelemann, uma das obras mais conhecidas para o instrumento. Escrita em quatro movimentos, a peça será interpretada por Victor Botene, que retorna à cidade em um momento simbólico: foi ao assistir a um concerto da OSLI, aos 12 anos, que decidiu se tornar músico. Dois anos depois, já estava no palco com a orquestra durante seu concerto inaugural, em 1995. Formado sob orientação de Henrique Muller e Renato Bandel, Victor estudou com nomes como Richard Young (EUA) e Igor Naidin (Quarteto Borodin – Rússia), antes de integrar a OSB, uma das mais importantes do país.

 

O encerramento do concerto será com um oratório de Georg Friedrich Handel, composto especialmente para o período da Quaresma. Reconhecida como uma das grandes obras do repertório coral ocidental, a peça será interpretada pelo Coro da OSLI e representa a tradição sacra da Páscoa cristã. Com forte apelo emocional e profundidade teológica, o oratório reafirma o compromisso da orquestra com obras de grande valor histórico e musical.

 

Além da celebração pascal, o concerto também integra as comemorações dos 30 anos da OSLI. Fundada em 1994, a orquestra é mantida pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL) e conta com forte vínculo com a Escola Livre de Música (ELM), que ao longo das décadas formou boa parte dos músicos e coralistas que sobem ao palco nesta temporada. O projeto artístico-pedagógico tornou-se uma referência na formação musical da cidade, revelando talentos como Victor Botene e fortalecendo o cenário erudito local.

 

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), com vendas na bilheteria do Teatro Vitória. O espetáculo é uma realização da SPSL e do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e da Política Nacional Aldir Blanc. Conta ainda com o patrocínio diamante da BRK Limeira, patrocínio ouro da CP Kelco e Unimed Limeira, patrocínio bronze da Cátion, além do apoio cultural da Printmore, Peixinho Relojoaria, Bia Mota Fotografia e Picture Design. A classificação indicativa é livre.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login