
População participa da primeira oficina do Plano Diretor
Com o objetivo de ouvir a população e construir uma cidade mais equilibrada e preparada para o futuro, teve início nesta terça-feira (6), no Teatro Nair Bello, o processo de Oficinas Comunitárias para a Revisão do Plano Diretor Territorial-Ambiental de Limeira. A abertura oficial do encontro foi realizada pela secretária de Urbanismo, Ana Cristina Machado, que destacou a importância da participação popular nesse processo. “É um momento importante para ouvirmos a população sobre as potencialidades da cidade, os problemas enfrentados e as possíveis soluções”, afirmou.
O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, dos vereadores Mara Isa Mattos Silveira, Isabelly Carvalho e Elias Barbosa, e do secretário de Comunicação Social, Bruno Cunha.Na sequência, a arquiteta Sandra Mayumi Nakamura, representando a empresa Tese Tecnologia, Arquitetura, Urbanismo e Cultura — contratada pela Prefeitura para assessorar tecnicamente a revisão do Plano Diretor —, apresentou a proposta do plano como uma ferramenta estratégica para orientar o crescimento urbano de forma equilibrada, considerando aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.
Após a explanação, os participantes foram divididos em grupos para discutir os principais pontos relacionados ao município, a partir de quatro eixos de análise: condicionantes, deficiências, potencialidades e propostas.Na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, surgiram propostas como a realização de um censo arbóreo, a construção de um parque linear, a elaboração de um plano de desenvolvimento agropecuário, a regularização de chácaras de recreio, o estímulo a fontes alternativas de energia e a abertura de novas escolas rurais.
Em relação à Infraestrutura, Serviços Públicos e Equipamentos Socioculturais, os participantes sugeriram levar mais eventos ao Parque Cidade, criar uma vila gastronômica no Bairro do Tatu, tornar a internet mais acessível, implantar a coleta seletiva em todos os bairros e duplicar a Rodovia Limeira-Cordeirópolis.
No eixo do Desenvolvimento Econômico, foram debatidas propostas como a criação de um centro logístico intermodal, um entreposto para produtores rurais, a instalação de um aeroporto e a integração entre instituições de ensino e mercado de trabalho. Já no tema de Uso e Ocupação do Solo, apareceram sugestões como a revitalização do Bosque Prefeita Maria Thereza, o uso coletivo de áreas públicas, a revisão da Lei de Zoneamento e o fortalecimento de medidas contra o parcelamento irregular do solo.
As próximas oficinas seguem ao longo desta semana. Nesta quarta-feira (7), os encontros serão realizados às 8h30 no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), no Jardim Adélia CavicchiaGrotta, e às 18h30 na Emeief Nestor Martins Lino, na Vila Camargo. Na quinta-feira (8), os encontros acontecem às 8h30 na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, no Jardim Nova Itália, e às 19h na Igreja de Confissão Luterana, no Bairro dos Pires. A
s oficinas são abertas ao público e não exigem inscrição prévia. Para quem não puder participar presencialmente, a Secretaria de Comunicação Social realiza a transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Limeira no YouTube. A população também pode contribuir respondendo ao questionário disponível no site da prefeitura, no endereço https://tinyurl.com/2armwexa.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login