Foto de capa da notícia

Farid Zaine assume presidência da Academia Limeirense de Letras

A Academia Limeirense de Letras (ALLe) deu posse à sua nova diretoria na noite de quinta-feira (3), em cerimônia realizada no Espaço Cultural Engep, no Largo da Boa Morte, no Centro. O evento marcou o início do biênio 2025/2027 da instituição, que completa 20 anos de atividades ininterruptas na valorização da literatura local. A presidência passa a ser ocupada pelo professor, escritor e compositor José Farid Zaine, tendo como vice o jornalista e também escritor Carlos Alberto Fiore.

 

A eleição da nova diretoria ocorreu em maio. Farid, que foi vereador por seis mandatos e secretário de Cultura de Limeira em quatro gestões, substitui o médico Aníbal Olivan Filho. Já Fiore, conhecido por sua produção literária e jornalística, sucede a professora Adriana PessatteAzzolino, que permanece na diretoria como primeira secretária.

 

Durante sua fala de posse, Farid Zaine ressaltou o legado da ALLe e anunciou como primeiro projeto da nova gestão o concurso literário “Limeira: 200 anos de Amor”, que será o primeiro evento cultural alusivo ao bicentenário da cidade, comemorado em 2026. “A Academia sempre foi um espaço de valorização da palavra e da memória. Vamos seguir com essa missão, promovendo a leitura e a produção literária com ainda mais alcance”, afirmou.

 

A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes de instituições culturais. O secretário de Cultura, Bruno Bortolan, representou o prefeito Murilo Félix e destacou a importância da ALLe para o cenário artístico e educacional do município. Também participaram do evento o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, e a presidente da Academia de Letras de Rio Claro, Nilce Franco.

 

O grupo Avena, do qual Farid faz parte, foi a atração musical da noite, com apresentação de Joaquim Prado, Marco Barbieri, Marcelo Bella e Emanuel Massaro. O encerramento contou com um coquetel oferecido aos convidados, que lotaram o espaço cultural.

A nova diretoria da ALLe é composta ainda por Gisele Godoi (segunda secretária), José Renato Rocco Roland (primeiro tesoureiro) e Elaine Dias (segunda tesoureira). O Conselho Fiscal tem como titulares Juliana Marinho, Aníbal Olivan Filho e Jurandir Bernardes Pereira, e como suplentes Veraiz Souza, Vera Regina Schinor e Rodrigo Marchioni.

 

Criada em 11 de junho de 2005, a Academia Limeirense de Letras tem atuado na difusão da leitura, na realização de saraus, concursos e produção de antologias. Com a nova diretoria, a entidade promete reforçar ainda mais sua presença nas escolas e nos espaços culturais de Limeira.

 

Legenda: Nova diretoria da Academia Limeirense de Letras toma posse

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login