Foto de capa da notícia

Capacitação a coordenadores pedagógicos aborda “Maria Soldado”

Coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Limeira participaram nesta quinta-feira (28) de capacitação na sede da Secretaria de Educação. O tema abordado foi a história de Maria José Barroso, mulher limeirense conhecida nacionalmente como “Maria Soldado”. A iniciativa atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (10.639/03), que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. 
 
A diretora pedagógica Helenice Magalhães distribuiu materiais de suporte aos educadores, que devem repassar o conteúdo aos professores. O texto foi produzido pela equipe da Secretaria de Educação. Os presentes puderam ler o material e debater o tema. Uma turma de cada escola deve ser selecionada para fazer uma pesquisa sobre a heroína limeirense - o resultado será apresentado no próximo encontro de coordenadores.  “É importante que os estudantes conheçam e valorizem essa figura que carrega muita representatividade”, falou Helenice.
 
Maria Soldado marcou a passagem feminina na Revolução Constitucionalista de 1932: tendo inicialmente se alistado como enfermeira, combateu no Sul do Estado como integrante da Legião Negra. No aniversário de 25 anos da revolução, ela foi escolhida pelos ex-combatentes como a “Mulher Símbolo de 32”.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login