Espaço Família Azul é inaugurado em Limeira
Foi inaugurado ontem o Espaço Família Azul, novo serviço voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Limeira. De acordo com a Secretaria de Saúde, a nova estrutura permitirá à rede municipal oferecer 500 atendimentos semanais, somando os 200 já realizados pelo Cema (Centro de Especialização Municipal do Autista) aos 300 disponibilizados pelo Espaço Família Azul. O serviço atenderá pacientes dos níveis 1 e 2, com foco em terapias de estimulação e desenvolvimento. A Gazeta acompanhou a cerimônia de abertura.
O secretário de Saúde, Alexandre Ferrari, destacou a importância da iniciativa para o município. “Ampliamos de maneira significativa o cuidado com as pessoas com autismo. Agora realizamos um sonho, concretizado pela união e esforço de muitas mãos. Este é um dia que entra para a história de Limeira”, afirmou. Ferrari informou que o Espaço Família Azul contará com 20 profissionais, entre técnicos e especialistas. Ele ainda ressaltou que o Cema continuará responsável pelos casos de nível 3 de suporte e receberá melhorias: “É importante reforçar que o Espaço Família Azul é um atendimento adicional. O Cema manterá o mesmo número de profissionais e receberá melhorias”.
Com uma estrutura moderna e acolhedora, o Espaço Família Azul dispõe de nove salas, sendo seis de atendimento multidisciplinar, uma sala sensorial, um consultório médico e uma sala de apoio familiar. Cada ambiente recebeu nomes temáticos, como Sala dos Sonhos, Dinossauro, Arco-Íris, Oceano, Jardim Encantado, Aventuras, Família, Planetas e Floresta. A identidade visual da unidade, desenvolvida pela Secretaria de Comunicação sob coordenação de Bruno Cunha, foi pensada para transmitir acolhimento, amor e inclusão. O mobiliário e os brinquedos sensoriais foram obtidos por meio de contrapartida da Faculdade São Leopoldo Mandic – Limeira.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Murilo Félix, da deputada federal Renata Abreu, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Luciana Félix, vereadores, secretários municipais, o ex-prefeito Silvio Félix e o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi.
Durante o evento, o prefeito ressaltou a entrega da unidade como compromisso de campanha e agradeceu à deputada Renata Abreu pela destinação de recursos que viabilizaram o projeto. “Este ano chamamos mais profissionais para atender os autistas nas escolas, estamos acompanhando o tralhado desenvolvido no Cema, mas o fato é que, o trabalho foi ampliado e diante disso, sei que há muito mais a ser feito, aqui é o primeiro passo de algo que eu estou sonhando com vocês, por que o meu desejo é que Limeira seja referência em nosso Estado no atendimento aos autistas”, relatou.
O acesso ao serviço ocorrerá mediante encaminhamento do Cema, que continuará como porta de entrada para triagem e definição do nível de suporte de cada paciente. O local oferece wi-fi gratuito e atendimento pela plataforma Icom, em Libras, garantindo acessibilidade às famílias. O prédio está localizado na Rua São Benedito, 47, Vila Fascina, e foi criado para promover o desenvolvimento integral das crianças e o acolhimento familiar.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login