Foto de capa da notícia

Inaugurado em Limeira novo espaço de saúde mental com farmácia

Limeira deu um importante passo na ampliação da rede de atenção psicossocial com a inauguração, nesta quarta-feira (8), do Centro de Saúde Mental “Dr. Fernando Régis Dantas”, localizado na Av. Ana Carolina de Barros Levy, ao lado da Policlínica. O espaço integra o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e a Farmácia de Saúde Mental, e será ampliado futuramente para oferecer atendimento 24 horas, com a estruturação do Caps III.

O antigo prédio do Ambulatório de Saúde Mental passou por uma reforma completa, que incluiu pintura, troca de pisos, modernização dos banheiros, reorganização de ambientes, além da criação de uma nova área de convivência externa. Todos os móveis foram obtidos por meio de parceria com a Faculdade São Leopoldo Mandic.

O novo Centro reúne os serviços do Caps AD e da Farmácia de Saúde Mental, e deve abrigar outras unidades nos próximos meses. A meta da administração municipal é transformar o espaço em referência no acolhimento e no cuidado contínuo em saúde mental.

Implantado em 2010, o Caps AD oferece tratamento a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A unidade realiza mais de 1.500 atendimentos mensais e oferece uma gama de serviços como acolhimento, atendimentos médico e psicológico, grupos terapêuticos, visitas domiciliares e terapias integrativas (musicoterapia, arteterapia e jardinagem).

O novo endereço mantém o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para maiores de 18 anos, sem necessidade de agendamento. No mesmo local, a Farmácia de Saúde Mental funciona das 7h30 às 16h30, também de segunda a sexta-feira, com foco exclusivo na dispensação de medicamentos psicotrópicos. Medicamentos de alto custo continuam sendo retirados na unidade da Rua Desembargador Júlio César da Silveira.

O prefeito Murilo Félix afirmou que o novo espaço representa o início de uma nova fase na saúde mental da cidade. “Esse é um trabalho coletivo que salva vidas. Queremos que o espaço seja cada vez mais acolhedor”, destacou. Já o secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, classificou a reinauguração como uma “grande vitória” e lembrou que cerca de 30% dos medicamentos distribuídos pelo município são destinados à saúde mental, ressaltando a importância do novo equipamento público. O novo espaço recebeu investimento de R$ 1,7 milhão, viabilizado por emendas parlamentares dos deputados Marcos Pereira e Luiz Carlos Motta.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login