Foto de capa da notícia

Câmara de Limeira moção de reconhecimento a Cláudio Castro

O vereador Guilherme Guido (PL) protocolou na Câmara Municipal de Limeira uma moção em que manifesta reconhecimento ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pela Operação Contenção, deflagrada no dia 28 de outubro nas comunidades do Complexo do Alemão e da Penha, na capital fluminense. A moção elogia a ação das forças de segurança, que resultou em apreensão de armamentos, prisões e em 121 mortes durante o confronto com criminosos.

No texto, Guido afirma que a operação representou “um importante avanço no enfrentamento à criminalidade e à ocupação territorial por facções”, destacando a atuação de aproximadamente 2.500 agentes e o “comprometimento das polícias Civil e Militar com a preservação da ordem pública”. O documento também cita os quatro policiais mortos durante a operação, aos quais o governador teria prestado homenagens.

A moção ressalta ainda o histórico político de Cláudio Castro, sua trajetória até o governo do estado e o resultado de sua reeleição em 2022. Para o vereador limeirense, a ação no Rio teria “reafirmado a presença do Estado nas comunidades” e demonstrado “coragem e planejamento” das forças de segurança.

O reconhecimento proposto por Guido ocorre semanas após outra moção apresentada por ele, sendo de persona non grata ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Após forte repercussão, a Câmara anulou o documento, após análise jurídica que apontou vícios no ato e ausência de respaldo legal para tal declaração no âmbito municipal.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login