5ª edição da Festa da Coxinha de Limeira começa hoje no Parque Cidade
Um dos maiores símbolos da culinária, conhecida como o aperitivo frito mais amado do Brasil, terá mais uma festa em sua homenagem em sua terra de origem: A coxinha de Limeira. O evento, considerado um dos mais tradicionais do calendário gastronômico da cidade, começa hoje, às 17h, no Parque Cidade. Ao longo de três dias, o espaço recebe um festival que exalta o salgado que se tornou símbolo limeirense, combinando memória, criatividade culinária e programação cultural gratuita.
Segundo a tradição mais difundida, foi em Limeira, ainda na época do Império que nasceu a coxinha, hoje um dos salgados mais populares do país. Na Fazenda Morro Azul, uma cozinheira, diante da falta de coxas de frango para preparar a refeição do filho da Princesa Isabel e do Conde d’Eu, improvisou: ela desfiou outras partes da ave, temperou, moldou no formato da coxa e fritou. O resultado agradou ao menino, ganhou a aprovação da Imperatriz Teresa Cristina e acabou incorporado à cozinha imperial. Desmembramentos desse capítulo da história local chega até a 5ª Festa da Coxinha se dedica a preservar o sabor e celebrar o prato mais conhecido da casa.
Nesta edição, 25 receitas doces e salgadas foram selecionadas após um processo rigoroso de avaliação. Todas foram desenvolvidas especialmente para o festival por empreendedores locais, que exploram desde a tradição, como a clássica coxinha de frango, até combinações inovadoras. A receita vencedora, em um evento organizado anteriormente pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos já está definida e será anunciada no domingo, durante a cerimônia oficial de premiação, marcada para às 16h.
A festa segue no sábado a partir das 14h e no domingo a partir das 11h, oferecendo ao público uma variedade de sabores que inclui Coxinha de mandioca com carne seca, costela com muçarela, cupim assado com queijo, franbacon com provolone e cheddar, coxinhas veganas e versões doces como Ferrero Rocher, Brigadeiro Belga com Morango e receitas zero açúcar, lactose e glúten. Um cardápio que evidencia a diversidade gastronômica construída em torno do salgado.
Música ao vivo
A programação cultural também é extensa. Nesta sexta, a dupla Pitt e Juliano sobe ao palco às 18h, seguida por Estação Flashback, às 20h. No sábado, a atração das 16h é a Dança Chinesa, abrindo espaço para a Banda Mandraks às 18h30 e para o show Roupa Nova Cover às 20h30. No domingo, a festa ganha ritmo sertanejo ao meio-dia, com a Parada Sertaneja, seguida pelo Grupo Avena às 15h e pela Banda Monallizza às 16h30.
O público ainda encontrará brinquedos infláveis, feira de artesanato e atrações culturais espalhadas pelo Parque Cidade. Um dos momentos mais aguardados ocorre no sábado, às 16h, com a apresentação da Dança do Dragão, tradição folclórica chinesa que costuma atrair grande público e reforça o caráter multicultural do evento.
A relação completa de sabores e detalhes da programação está disponível no hotsite oficial: www.limeira.sp.gov.br/festadacoxinha.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login