Foto de capa da notícia

Prefeitura de Limeira alerta para abandono de cavalos em vias públicas

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Proteção Animal, alerta a população para o abandono de cavalos em vias urbanas e estradas do município, especialmente durante o período de férias e festas de fim de ano. A prática, além de crime, representa risco à segurança da população e à integridade dos animais. Segundo a administração municipal, o fim do ano é um dos períodos com maior incidência desse tipo de ocorrência. “As férias e as festas de fim de ano não podem ser usadas como desculpa para o abandono. Infelizmente, é nesse período que os casos aumentam”, destaca o comunicado oficial.

A prefeitura reforça que a guarda de um animal exige compromisso permanente. “Um pet é uma responsabilidade para a vida toda. Ao viajar, o tutor deve deixar o animal sob os cuidados de alguém de confiança, que garanta alimentação e companhia”, orienta a Secretaria de Proteção Animal. O órgão também faz um alerta contra a prática de presentear animais. “Eles são vidas, não objetos”, reforça a nota.

A secretaria destaca a importância da denúncia e pede o apoio da população. “Seja a voz de quem não fala”. Para denúncias de abandono e maus-tratos, os casos podem ser comunicados pelos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal) ou 156 (Prefeitura de Limeira). As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Neste ano, a Gazeta de Limeira recebeu denúncias sobre abandono de animais na Estrada São Bento, no município de Artur Nogueira, especialmente na via que liga a cidade a Limeira. Após os registros, a prefeitura local intensificou a fiscalização, divulgou nota oficial e passou a aplicar multas aos responsáveis.

A Prefeitura de Limeira informou que seguirá com ações de fiscalização e conscientização para coibir o abandono de animais e reforça que a prática é crime previsto em lei.



Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login