Foto de capa da notícia

Câmaras da região retomam sessões legislativas após recesso

As Câmaras Municipais da região retomam, neste início de fevereiro, as sessões ordinárias após o recesso legislativo de fim de ano, com diferentes volumes de matérias em pauta que marcam a volta dos trabalhos parlamentares em 2026.

Em Limeira, a retomada ocorre nesta segunda-feira (2), com a primeira sessão ordinária do ano. Ao todo, sete matérias serão analisadas pelos vereadores, sendo seis projetos de lei e um projeto de emenda à Lei Orgânica. Entre os temas em discussão estão inovação tecnológica na gestão pública, fiscalização do descarte irregular de resíduos, políticas de apoio a pessoas em situação de rua, proteção aos animais, garantia do uso do nome social na administração municipal, transparência das emendas parlamentares e atualização da Lei Orgânica.

Mesmo durante o recesso, iniciado em 23 de dezembro, os vereadores limeirenses mantiveram atividades externas, como vistorias em serviços públicos e obras, além de reuniões com secretários municipais para tratar de demandas da população. Os gabinetes parlamentares e os setores administrativos da Câmara continuaram funcionando normalmente.

Em Artur Nogueira, a pauta de retorno é composta por 22 documentos, sendo um Projeto de Resolução, seis requerimentos e 15 indicações apresentadas pelos parlamentares. As matérias incluem pedidos de informações ao Executivo e sugestões de melhorias em áreas como infraestrutura, mobilidade e serviços públicos.

Já em Iracemápolis, os vereadores analisam uma pauta mais enxuta, com a apreciação de uma moção na primeira sessão após o recesso. Em Cordeirópolis, o retorno das sessões ordinárias ocorre nesta terça-feira (03) quando os parlamentares voltam oficialmente às atividades em plenário.

O recesso legislativo é previsto nos regimentos internos das Câmaras Municipais e ocorre anualmente entre 23 de dezembro e 1º de fevereiro, além de um segundo período no mês de julho. Durante esse intervalo, ficam suspensas as sessões ordinárias e a tramitação de matérias, mas as atividades administrativas e de fiscalização seguem em funcionamento.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login