Foto de capa da notícia

Região registra queda de ocorrências com picadas de escorpiões

As cidades de Artur Nogueira, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho e Iracemápolis apontaram uma queda de casos em acidentes com escorpiões. Para alertar a população sobre os riscos de ataques desses animais peçonhentos, o Governo do Estado anunciou uma Semana de Mobilização com diversas orientações. Cada município irá elaborar suas atividades e estratégias.

O município de Engenheiro Coelho registrou este ano, 10 acidentes com escorpiões. No ano passo, o total foi de 24. Em Artur Nogueira, o número também caiu mais da metade. Em 2020, foram 21 acidentes, contra 10 notificações este ano. Na cidade de Cordeirópolis, foram 11 picadas e em 2021 até a data de ontem foram registradas 8 picadas.

Em Iracemápolis, a queda dos números de acidentes foi expressiva. Em 2021, foram 17 acidentes notificados e este ano, até o momento, foram 7 registros. Em Limeira, a Prefeitura foi questionada pela reportagem sobre os dados de acidentes, porém os números não foram divulgados pela assessoria de imprensa.

Em todo o estado, até setembro, foram registrados 34.224 acidentes envolvendo escorpiões e 9 óbitos. No ano passado, foram 36.109 casos e 7 óbitos, números que já sugerem a importância de combate ao animal.

ORIENTAÇÕES

As melhores maneiras para evitar ataques são manter jardins e quintais limpos; evitar o acúmulo de entulho, folhas secas e lixo doméstico; manter a grama aparada; sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; e usar telas em ralos do chão, pias ou tanques.

Em casos de acidentes por qualquer animal peçonhento, como é o caso do escorpião, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo para receber o tratamento o mais rápido possível.

Higienizar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa morna auxiliam a reduzir a dor. Se possível, é recomendável capturar o animal e levar ao serviço de saúde, desde que isso feito com segurança e não demore, pois a prioridade é o atendimento médico urgente.

Não deve ser feito torniquete, garrote ou curativo que feche a ferida para evitar infecções; também não espremer ou sugar o local da picada; não aplicar qualquer tipo de substância (álcool, querosene, fumo, ervas, pó de café, terra). Gelo ou água fria acentuam a dor e, por isso, não é recomendado o uso.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login