Foto de capa da notícia

Espetáculo na região vivencia o momento de transição escolar

A Casa Dois João nasceu do desejo de artistas em se conectar com arte pelas poéticas da educação, pensando em refletirmos novas possibilidades em pensar arte para/com crianças. Com isso seus fundadores João Marcelo Hansser e Jotapê Antunes se aventuram em múltiplas linguagens e dessa vez estreiam o espetáculo “Histórias de Montar: Qual seu vaso?”, levando uma estética da contação de histórias pensando em uma peça teatral. A estreia ocorre neste domingo às 10h em Santa Bárbara d’Oeste, no Parque Taene e no CEU das Artes, às 15h.

“Histórias de Montar: Qual seu vaso?” é a adaptação da obra literária do autor barbarense João Marcelo Hansser, no qual assina também a dramaturgia, que traz à saga Miguel, um garoto em transição escolar que encontra diversos desafios, como chegar a um novo ciclo e quais novidades o esperam. Em meio às descobertas dessa nova fase, Miguel é responsável por algo desastroso que modifica todo o enredo da trama. Com as vivências propostas por sua Mãe, o garoto descobre a importância das transformações, descobrindo as potencialidades de transitar do dançarino ao jardineiro.

A direção do espetáculo é de Jotapê Antunes, artista da cena e educador, que desde criança cria pontes entre a arte e a educação refletindo em uma cena contemporânea, voltada ao protagonismo e autonomia da criança. Desde seu retorno à Santa Bárbara D’ Oeste traz em sua trajetória toda a experiência de cursar artes cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto, trazendo uma proposta para espaços alternativos, focando o trabalho para ruas e parques.

O diretor destaca ainda algumas referências que assina no espetáculo. “Desde quando começamos a montagem do Espetáculo “Histórias de Montar: Qual seu vaso?”, trouxe essa estética da minha infância, pois acredito que a potência dos anos 90 seja extremamente visual e contemporânea, pois além de ser muito visual, também traz as melodias que lembram as longas fases de um videogame da época. Os toques musicais nos conduziam e resolver um desafio de como atravessar para o outro lado da tela”, destacou Jotapê Antunes

O elenco é composto por Marcela Isler, pedagoga e atriz, que já circulou por diversas cidades participando de importantes festivais como FIT e FESTEVALE, como também em temporada de circulação pelo PROAC, o ator Thiago Oliveira, da vida a Miguel nessa montagem, experimentando diversas linguagens, pois desde criança acompanha e trilha junto a companhia XEKMAT.

A montagem conta com a direção Musical de Bruno Iatarola, que se debruça nas referências da musicalização infantil trazendo traços musicais até mesmo de jogos que não saem das mãos das crianças, Mariline Silva assumiu a preparação corporal e acompanhamento psicológico durante o processo de criação. Amanda Mantovani desenvolve e assina a maquiagem, reforçando a estética do figurino executado por Sansha. A cenografia do espetáculo é realizada pela Casa Dois João.

O espetáculo é um evento gratuito aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo email casadoisjoao@gmail.com ou pelo whatsapp (19) 97137-6490. O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

SERVIÇO

Espetáculo “Histórias de Montar: Qual seu vaso?”, pela Casa dois João

Domingo (12), às 10h no PARQUE TAENE - Av. dos Bandeirantes, 1251-827 - Vila Oliveira, Santa Bárbara d'Oeste - SP, 13453-023

Domingo (12), às 15h, no CEU DAS ARTES ARIOVALDO INÁCIO VARDÃO - R. Argeu Egídio dos Santos, 100 - Planalto do Sol II, Santa Bárbara d'Oeste.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login