Foto de capa da notícia

Vitória é a primeira criança nogueirense a ser vacinada

Artur Nogueira foi uma das primeiras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a iniciar a vacinação em crianças contra a Covid-19. Hoje, a cidade saiu na frente e comemorou mais uma fase na luta contra o coronavírus.

A estreante mirim foi Vitória, de 11 anos, que disse que estava ansiosa pelo momento. "Não via a hora de me imunizar", exclamou. Ela tem comorbidade e faz parte do público infantil que tem prioridade na campanha vacinal. 

O prefeito Lucas Sia (PSD) manifestou sua alegria nas redes sociais. "Quanta emoção. O nome da pequena Vitória não poderia ser mais propício nesse momento de luta contra a Covid-19. Parabéns a ela e aos pais que incentivaram a filha a se proteger”, afirmou o chefe do Poder Executivo Municipal.

Nesta segunda-feira, foi liberada para vacinação a faixa etária de 9 a 11 anos. A Secretaria de Saúde irá anunciar, ainda hoje, a ampliação das idades através dos meios oficiais de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira.

A aplicação dos imunizantes pediátricos está acontecendo em 2 diferentes pontos da cidade, a sala de vacinação da UBS Terezinha Vicensotti e o Espaço Mãe e Filho. O atendimento ocorre das 9h às 11h e de 13h às 14h.

PRÉ-CADASTRO
O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site do “Vacina Já”, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

Caso não consigam realizar o pré-cadastro, os pais e mães não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação.

O QUE LEVAR?
Para a criança se vacinar, será necessária a apresentação de CPF, certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência. Além disso, é preciso que ela esteja acompanhada do pai/mãe ou do representante legal ou apresentar o termo de assentimento.

Após a aplicação da vacina, a criança deverá aguardar no local por 20 minutos para que a equipe médica avalie alguma possível reação do imunizante.

INTERVALO
Segundo a Vigilância Sanitária (VISA), a vacina da Covid-19 pediátrica deve respeitar o intervalo de 14 dias para aplicação de qualquer outra vacina. E o intervalo entre uma dose e outra será de 8 semanas.

CRIANÇAS ACAMADAS
A Secretaria de Saúde orienta que os familiares das crianças acamadas devem procurar as unidades de vacinação para o agendamento da vacinação em casa.

LISTA DE COMORBIDADES
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV

 

Com informações da Prefeitura de Artur Nogueira

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login