Foto de capa da notícia

Grupo oferece tratamento e apoio a quem busca parar de fumar

O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.

“Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo”, revela o instituto.

Há dois meses longe do cigarro, Josefa da Silva Oliveira, de 77 anos, recebeu apoio para conseguir parar de fumar. “Eu precisava parar, procurei ajuda médica e conheci o grupo de apoio. Eu fumava desde muito jovem e, hoje, estou conseguindo ficar longe. Esse apoio é muito importante”, citou.

Aos 60 anos, Nice Cunha fumou desde os 13 e, com o apoio das profissionais, está há um mês sem o cigarro. “Foi muito importante conhecer o grupo e receber essa ajuda”. Em Iracemápolis, os moradores contam com o apoio de um grupo com profissionais de saúde que oferece tratamento e ajuda.

A equipe conta com a dentista Zuleica de Almeida Pedroso, a agente de saúde Elza Pires de Menezes, a psicóloga Márcia Baldini e a farmacêutica Kátia Franco de Campos. Além disso, há o acompanhamento das estagiárias de psicologia Juliana Lopes e Karen Zaramello.

Para a psicóloga, a equipe busca oferecer um espaço de acolhimento. “Em muitos casos, existe a dependência emocional ligada ao cigarro. Buscamos apoiar no autoconhecimento, oferecer acolhimento e apoiar a busca de outras atividades que ofereçam prazer e de forma saudável”, disse Marcia.

Kátia explica que existe o tratamento via medicamentos e que, além dele, esse apoio mútuo é um diferencial. “Essa rede de apoio é importante pois as pessoas não se sentem sozinhas nesse momento”, disse a farmacêutica. Já Zuleica destaca que todos aqueles que desejam parar com o cigarro e desejarem fazer parte do grupo podem fazer contato na unidade de saúde. “As reuniões são semanais. Podem vir com encaminhamento médico e, caso não tenha, é feito todo andamento necessário. Estamos de portas abertas para aqueles que desejarem buscar ajuda para dar esse passo”, complementa Zuleica.

As reuniões ocorrem todas as segundas-feiras, das 7h às 8h, na Unidade de Saúde Dr. Ângelo Arlindo Lobo (Centro Odontológico). O telefone da unidade é o 3456 – 3897, falar com a agente de saúde Elza.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login