Foto de capa da notícia

Frio: atendimento a pessoas em situação de rua será reforçado

O intenso resfriamento sobre muitas áreas do país já baixou as temperaturas em toda a região. Em Cordeirópolis, a mínima chegou a 6º na madrugada de ontem. Essa massa de ar frio de origem polar permanece até domingo causando uma forte queda da temperatura.

Segundo informações do CIIAGRO - Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, nas cidades de circulação da Gazeta, além de Cordeirópolis, as temperaturas chegaram a 9° em Limeira, 11ºC em Artur Nogueira, 13ºC em Holambra, 11ºC em Engenheiro Coelho e 13ºC em Iracemápolis.

O Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Polícia Militar, vai intensificar a partir de hoje as abordagens sociais à noite para pessoas em situação de rua. A ação segue nos meses de junho e julho por conta das baixas temperaturas.

"A intervenção do Poder Público nessa questão, por meio do nosso serviço de assistência social, se faz de extrema necessidade", afirma o prefeito. "Temos que acolher todas essas pessoas que se encontram em situação de rua", completa Botion.

No momento da abordagem são oferecidos os serviços disponíveis no município, tanto para o acolhimento no período noturno como durante o dia. Os abordados podem ser encaminhados para o Centro de Acolhida.

O espaço normalmente atende uma média de 20 pessoas por noite, mas tem capacidade para 50. Se for necessário, a quantidade de vagas será ampliada em outros espaços. “Todos os acolhidos têm cama, cobertores, roupas limpas, banho quente e refeições, disponibilizadas pelo município. Caso algum usuário tenha cachorros, o pet também será abrigado”, explica a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.

Caso a população encontre alguém em situação de rua à noite, pode acionar a Defesa Civil, por meio do 199, ou a GCM no 153, para que a equipe de abordagem realize o atendimento.

Durante o dia, das 8h às 17h, as ligações podem ser feitas para os telefones 3446-8333 ou 3442-4602. “Se a pessoa quiser sair das ruas, fazemos o encaminhamento para o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop), e, posteriormente, para a Casa de Convivência”, salienta a diretora de Proteção Social, Leia Serrano.

O Centro de Acolhida, localizado na Rua Capitão Bernardes, é destinado para pernoite, higiene pessoal e alimentação. A Casa de Convivência, no Recanto Alvorada, é um espaço voltado às pessoas que aceitam sair das ruas e precisam de um local para morar. Já no Centro Pop, no Jardim Ibirapuera, que funciona durante o dia, o usuário pode lavar suas roupas, fazer a higiene pessoal, passar por atendimento social e se alimentar.

Artur Nogueira também promove ação assistencial

A Secretaria de Assistência e do Fundo Socialjá vem intensificando as abordagens às pessoas em situação de rua em Artur Nogueira. Segundo o secretário Amarildo Boer, no período noturno são entregues cobertores, colchonetes, kits de higiene, agasalhos e lanches. Já no período diurno, o atendimento é feito através do Creas, onde é disponibilizado atendimento com a equipe técnica e distribuídas marmitas.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Simone Sia Rissato, ainda destaca que a ajuda da população continua sendo bem-vinda. "Quem puder doar cobertas, roupas, qualquer tipo de agasalho, entre em contato conosco porque ninguém é tão pobre que não possa doar, nem tão rico que um dia não precise receber. Vamos aquecer o próximo nesse inverno”, pontua. 

Os interessados em ajudar podem contatar a secretaria de Assistência Social por meio dos telefones (19) 3827-9700 - ramais 9321, 9727, 9376 e 9378. As doações também podem ser entregues no Núcleo Administrativo, situado na Rua Nossa Senhora das Dores, Nº 629, no Centro.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login