Foto de capa da notícia

“Cordeirópolis se transformará em um verdadeiro canteiro de obras”, diz prefeito

Reeleito em 2020, Adinan Ortolan (MDB) ressalta as principais conquistas, o relacionamento com o legislativo, o enfrentamento a Covid-19 e os desafios em Cordeirópolis frente à Administração Municipal. Para o prefeito, neste aniversário de 74 anos de emancipação, mais do que comemorar com shows, festivais e campeonatos, o momento é de celebrar a vida, em vista dos dois últimos anos de desafios enfrentados pela humanidade, como frisou o chefe do Executivo.

“Ainda passamos pelas consequências da pandemia, mas as condições sanitárias nos permitem, no momento, promovermos encontros especiais como esses. Celebraremos 74 anos de nossa cidade e também agradeceremos pela vida de cada morador, cada trabalhador, cada família que mora aqui, pois juntos enfrentamos dias conturbados, mas juntos também vamos celebrar um novo começo.

 

Confira a entrevista especial para a Gazeta:

 

Cordeirópolis está em festa, quais as principais conquistas da cidade?

Desde que assumimos, em 2017, passamos por uma verdadeira transformação administrativa. A começar pela reestruturação de cargos e redução significativa da folha de pagamento. Passamos de mais de 55% de comprometimento, em 2016, para pouco mais de 40% agora, em 2022. Essa organização faz com que, gradativamente, o valor para investimento apareça com mais naturalidade. Depois de inaugurarmos obras importantes como a nova ETA e nova ETE, agora concentramos as atenções para a Represa, que tem aproximadamente 70% das obras concluídas, o início do anel viário, além da ampliação do hospital, a nova creche do Jardim Lise que está com 75% das obras finalizadas, o novo corredor de escoamento do Polo Cerâmico é o Prolongamento da Avenida Presidente Vargas.  Reformamos e melhoramos todos os espaços públicos como escolas, centros esportivos e secretarias. Nos próximos meses Cordeirópolis se transformará em um verdadeiro canteiro de obras, pois preparamos a cidade para crescer depois do alicerce pronto, ou seja, com responsabilidade ambiental, sustentabilidade e segurança hídrica.

Qual o maior desafio ainda a ser cumprido?

Avançamos muito, mas ainda há muito para melhorar. Na Saúde, por exemplo, os investimentos quadruplicaram nos últimos anos. De remédio nos postos, que passa pelo primeiro atendimento, fisioterapia e até cirurgias. Sofremos bastante com a pandemia, até no sentido de alguns atrasos, mas aos poucos tudo volta ao normal. O desafio é manter o atendimento dos serviços públicos aos cidadãos no melhor nível. Costumo dizer que a régua de satisfação no município é muito alta, ou seja, o poder público trabalha bem e, assim, o munícipe também espera sempre o melhor.

O que os moradores de Cordeirópolis devem esperar dos próximos dois anos de sua gestão?

Muito trabalho. Esse é o nosso lema. Vamos entregar a represa, que é uma das maiores obras da cidade. A ampliação do hospital, além de começar a obra do anel viário. Apesar de não terminar em nosso mandato, acredito que seja uma obra que vai revolucionar a história do município em vários sentidos. De mobilidade urbana, onde desafogará o trânsito dos pesados, além da instalação de novas empresas. Vamos deixar preparado para que o trabalho tenha continuidade. Com dois anos e meio de mandato nossa administração ainda tem muito a contribuir com toda a população.

O planejamento previsto para 2022 está ocorrendo como esperado?

Sim. Como é um ano político, temos algumas limitações, mas aproveitamos bem o cenário. Apesar de ser do MDB, nossa meta é angariar o máximo possível de verbas, emendas e convênios por meio de deputados do Estado ou da União, independentemente do partido. Recebemos parlamentares de esquerda, direita, centro, enfim, nossa política é em prol de Cordeirópolis. Quem quiser contribuir terá sempre as portas abertas em nossa gestão.

Como está a questão da pandemia em Cordeirópolis?

A pandemia em Cordeirópolis está igual aos demais municípios, em estado de alerta. A nossa diferença é que ainda testamos em massa, algo que muitas cidades não fazem mais. Fizemos várias ações para que a vacinação possa ter índices mais altos e, com isso, o número se estabiliza. Nesta semana, por exemplo, nossa equipe de saúde visitou várias empresas para vacinar funcionários com esquema vacinal atrasado, para colocar em dia. A empresa trabalha em parceria com o poder público, os funcionários recebem a vacina em horário de trabalho e, assim, todos ganham.

Além da pandemia, quais foram os principais projetos implementados e/ou melhorias realizadas na área da Saúde?

Neste sábado, por exemplo, realizamos mais uma Virada da Saúde. Uma das maiores da história. Ao todo, foram mais de 15 médicos especialistas que atenderam mais de 10 especialidades. O evento começou às 8h e se estendeu até às 15h. Para se ter uma ideia, o mesmo munícipe conseguiu, nesta ação, fazer uma restauração no dente, tirar aquela verruga indesejável com o dermatologista, atualizar a carteira de vacinação, fazer testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, covid, colesterol e triglicérides. Ele também passou pelo nutricionista, atualizou sua receita médica e, ainda, levou o remédio disponibilizado pelo SUS, além daqueles que o próprio município compra. Ações como essa desafogam o dia a dia dos postos de saúde, além da UPAM, nossa Unidade de Pronto Atendimento.

E como estão os investimentos na educação de Cordeirópolis?

Há pouco mais de um mês, formamos mais de 80 alunos no ensino superior, nos mais diversos cursos. Nossos alunos da rede municipal recebem, todos os anos, além do uniforme com peças de roupas para o verão e inverno, todo material escolar. Minha esposa, que também é secretária da Educação, Angelita Ortolan, implementou a instalação de lousas digitais e o ensino de período integral que funciona em pleno vapor, com auxílio de várias secretarias. Nossa cidade tem o padrão de ensino do Google For Education, com distribuição de Chromebook aos alunos. É a tecnologia a serviço da educação.

Como é a relação entre executivo e legislativo na cidade?

Apesar de poderes distintos e independentes, temos um excelente relacionamento. De muito respeito e cordialidade, estamos sempre à disposição dos vereadores para quaisquer esclarecimentos, dúvidas e sugestões. Eles colaboram muito por meio das indicações, afinal de contas, o munícipe tem acesso mais fácil a eles. Sempre deixo claro aos secretários que a nossa prioridade é atender todas essas demandas, independentemente do partido que indicou. 

Qual sua mensagem para os cordeiropolenses nesses 74 anos de emancipação?

Minha mensagem é de otimismo e esperança. Otimismo em saber que por meio de nossa gestão, serviços públicos básicos de qualidade são prestados no dia a dia. E atende aquele que mais precisa até quem queira, por exemplo, iniciar seu startup com incentivo público. E esperança por dias melhores, pois confiamos na efetividade da vacina e, por meio dela, que a normalidade se reestabeleça o quanto antes. Também faço um agradecimento público a toda minha equipe, que não mede esforços para tirar do papel todo o planejamento que fiz ao lado da vice-prefeita, Fátima Celin, que trabalha demais no dia a dia em prol da população. O trabalho não para, mas é feito por várias mãos. Este é o segredo do nosso sucesso. Um feliz e abençoado aniversário de Cordeirópolis, nesses 74 anos de emancipação político-administrativo a todos e que Deus abençoe

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login