Foto de capa da notícia

Transferência da Capela Nossa S. Aparecida é oficializada

Os vereadores da Câmara de Artur Nogueira aprovaram, em sessão ordinária, a transferência legal de posse da Capela Nossa Senhora Aparecida, para Engenheiro Coelho. Segundo a Diocese de Limeira, desde a emancipação, a primeira igreja, construída em 1936 em terras coelhenses, era pertencente a Artur Nogueira e já há algum tempo havia a tentativa de repatriação do imóvel histórico.

O vereador Jorge do Banco, um dos responsáveis pelas tratativas entre os municípios disse que o feito é muito representativo para a história de Engenheiro Coelho. “Hoje é um dia histórico, um dia glorioso para nós, a recuperação documental desta capela para Engenheiro Coelho é um marco. Acabamos de assistir a sessão onde ocorreu a segunda votação na qual determina este feito, restando agora, só a sanção do prefeito Lucas Sia para que tudo fique legalmente formalizado”, explica.

Ainda, segundo o vereador Jorge dos Santos (Jorge do Banco), em conversas anteriores, o atual prefeito de Artur Nogueira já havia garantido a devolução da igreja para Engenheiro Coelho. “O prefeito Lucas Sia já havia nos garantido que a igreja seria devolvida para Engenheiro Coelho. Eu, o vereador Washington e o Padre Reinaldo, já havíamos tido uma conversa com ele no gabinete de prefeitura e ele gentilmente se comprometeu em devolver para nós documentalmente a igreja”, esclarece.

O vereador conta ainda que o “processo de recuperação” do imóvel histórico foi trabalhoso e as coisas não se deram do dia para noite. “Essa já é uma labuta de tempos, anteriormente já tivemos engajado nesse objetivo, mas por razões técnicas não tivemos sucesso no passado. No entanto, desta vez conseguimos com o apoio do vereador Washington, o vereador Melinho de Artur Nogueira e claro, contamos com o compromisso do prefeito Lucas, para nos ajudar, mas destaco que o vereador Melinho foi a peça fundamento para esse acontecimento histórico”, afirma.

Já o vereador Washington, enalteceu a conquista e reafirmou o empenho de Melinho na causa, “O dia de hoje é muito importante para o nosso município, quando o Jorge surgiu com a demanda, nós nos empenhamos na causa e graças à ajuda fundamental do vereador Melinho, hoje podemos comemorar essa grande conquista”, disse.

Padre Reynaldo Ferreira de Melo, pároco da paróquia São Pedro, de Engenheiro Coelho, destacou que o prédio histórico representa muito para comunidade cristã de Engenheiro Coelho. “É um momento muito feliz, é primeira igreja construída no município, foi construída em 1936, é um patrimônio histórico, é importante não só no sentido espiritual, mas também para nossa história”, declara.

Ainda de acordo com o pároco, o próximo passo agora é fazer a igreja novamente voltar a funcionar para atender a comunidade, “vamos trabalhar para que a igreja volte atender as pessoas, vamos realizar um trabalho de restauração por dentro, para que ela tenha a possibilidade de receber as pessoas, assim como no seu início em 1936”, explica.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login