Foto de capa da notícia

“Holambra é hoje um grande canteiro de obras”, destaca prefeito

Eleito com 66,34% dos votos em 2020, Fernando Capato é empresário, farmacêutico generalista e prefeito da Estância Turística de Holambra. “Estar nessa função não é nada fácil, mas é extremamente gratificante poder contribuir para o desenvolvimento da cidade e melhorar a vida dos que aqui vivem”. Em entrevista, Capato destacou as melhorias na educação e na saúde da cidade e enfatizou que Holambra hoje é um grande canteiro de obras, com melhorias que irão beneficiar setores importantes de infraestrutura urbana, saúde e educação. “Holambra é a grande referência que é por conta da sua gente. Da sua força”.

Confira:

Holambra completa 31 anos, quais os principais desafios encontrados na Administração Municipal?

O aniversário da cidade é sempre um momento importante, de reflexão em torno do que queremos para o futuro e de valorização das conquistas que acumulamos até aqui. Temos uma equipe comprometida, uma comunidade engajada e um município com grande potencial. Nosso desafio, portanto, é seguir trabalhando forte para que Holambra continue avançando unida e de forma ordenada. E é isso o que faremos até o último dia de governo.

Qual é a maior necessidade do município hoje?

O grande desafio, diário, é a preservação da qualidade dos serviços públicos nas mais diferentes áreas que integram a gestão municipal. Holambra é uma cidade com alguns dos melhores índices do Brasil no que diz respeito à qualidade de vida e segurança, por exemplo. E é preciso cuidado permanente para que essa condição seja mantida e, sempre que possível, melhorada.

Quais as principais conquistas ao longo dos últimos anos?

Tivemos o privilégio de acumular algumas conquistas importantes nessa primeira metade de mandato. Conseguimos, por exemplo, um investimento inédito do Governo do Estado para a construção, já em andamento, do primeiro Centro Dia do Idoso de Holambra. Levamos asfalto a vicinais com grande fluxo de veículos, como a estrada do Borda da Mata, e recapeamento a outros pontos que há anos demandavam atenção, como a HBR-010, que liga o centro de Holambra a Jaguariúna, passando pela região do Camanducaia. Entregamos também o primeiro consultório veterinário público do município, o Meu Pet, no Groot. Holambra é hoje um grande canteiro de obras, com melhorias que irão beneficiar setores importantes de infraestrutura urbana, saúde e educação.

Quais foram os principais projetos implementados e/ou melhorias realizadas na área da Saúde?

Investimos forte em Saúde desde o início do nosso mandato para garantir a preservação do padrão de qualidade do nosso sistema público, sobretudo na atenção básica, que é referência para toda a região. Conquistamos quatro novas ambulâncias zero para suporte móvel. Uma delas, totalmente equipada para UTI. Reduzimos drasticamente, a partir de mutirões, a fila de espera por exames represados pela pandemia. E estamos caminhando, junto ao Estado, para avançar também nos procedimentos cirúrgicos eletivos. Criamos, já no primeiro ano do meu mandato, o projeto Remédio em Casa, que assegura a entrega a domicílio de medicamentos de uso contínuo a moradores com mais de 60 anos. Um benefício importante diante dos riscos da Covid-19 naquele momento. E, por meio de integração multisetorial, lançamos também o projeto Primeiros Olhares, que garante óculos a todas as crianças da rede municipal de ensino com dificuldades para enxergar adequadamente.

Na área da educação, quais as principais conquistas e desafios?

Avançamos passos importantes no setor de Educação ao longo dos últimos dois anos. Demos início, por exemplo, à construção da primeira escola de ensino fundamental do bairro Imigrantes, o mais populoso de Holambra. Essa será, também, a primeira nova unidade no município em cerca de 20 anos. Estamos ampliando creches e escolas na zona rural, nos bairros Palmeiras e Fundão, além da creche do próprio Imigrantes. As condições de ensino também estão sendo aprimoradas a partir de investimentos em modernização, como substituição de lousas verdes, instalação de lousas digitais e aquisição de dispositivos eletrônicos que vão nos permitir recuperar gradualmente o tempo perdido com a pandemia. É esse, afinal, o grande desafio que teremos pela frente.

 

O turismo é um segmento importante em Holambra. Quais são as perspectivas do setor para os próximos meses?

Nossa cidade consolidou, ao longo dos últimos anos, a atividade turística como uma de suas principais fontes de emprego, renda e novas oportunidades. A cidade recebe, anualmente, cerca de 1,5 milhão de visitantes. E já dá sinais claros de retomada plena depois de mais de dois anos de enfrentamento à pandemia. A iniciativa privada tem acompanhado com otimismo essa projeção do turismo em Holambra, investindo em novos empreendimentos hoteleiros, gastronômicos e de lazer que fortalecem a nossa vocação para esse segmento. Por essa razão, as perspectivas, hoje, são de crescimento do setor para os próximos meses e para o próximo ano. Teremos aqui, agora em dezembro, uma das mais belas e concorridas festividades de Natal do Estado de São Paulo. Será, tenho certeza, mais um momento importante para o turismo local.

Gostaria de deixar uma mensagem aos holambrenses neste aniversário?

Que todos os holambrenses sigam trabalhando com otimismo e unidos em torno da nossa cidade. Holambra é a grande referência que é por conta da sua gente. Da sua força. Precisamos nos orgulhar disso e seguir avançando. Que cada homem e mulher da nossa cidade receba o nosso reconhecimento, carinho e respeito. São as pessoas, os moradores, os grandes protagonistas dessa história.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login