Foto de capa da notícia

Outubro Rosa: região amplia oferta de exames de mamografia

Neste mês a sociedade dá atenção à uma pauta importante: a saúde contra o câncer de mama. Em 2022 o movimento “Outubro Rosa” consolida uma sequência de questionamentos que levam a reflexão à população brasileira, principalmente a importância do auto exame.

Segundo a FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, o câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele. Ele também é considerado a primeira causa de morte por câncer na população feminina nas regiões mais populosas do Brasil.

Uma das causas dessa mortalidade significativa é o diagnóstico tardio, que ocorre em 70% dos casos. O número impactante contrasta com a estatística que aponta 95% de chances de cura quando detectado em estágios iniciais.

Diante dessa realidade, a detecção em fase inicial continua sendo o principal recurso no controle do câncer de mama, tendo como aliada essencial a mamografia. O exame deve ser realizado anualmente em mulheres a partir dos 40 anos e é a melhor forma de detectar o tumor no começo do seu desenvolvimento, aumentando as chances de cura.

Na região, as cidades de circulação da Gazeta já iniciaram uma programação especial com palestras, orientações, atendimentos e demais solicitações de exames voltados às mulheres. Em Cordeirópolis haverá campanhas nos postos de saúde visando exames e conscientização.

LIMEIRA

Serão ofertadas 1.950 mamografias neste mês. A campanha na cidade é voltada às mulheres de 50 a 69 anos e é uma parceria entre a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Santa Casa de Limeira, Prefeitura e Fundo Social. “Elas já podem procurar uma unidade de saúde para o agendamento, sem a necessidade de consultar-se com o médico para solicitar o pedido de exame. As mulheres abaixo dos 50 anos, com histórico familiar da doença e alterações clínicas nas mamas, também poderão fazer a mamografia”, destacou o secretário Vitor Santos durante a abertura da campanha na última segunda-feira.

Durante o lançamento da campanha, a voluntária da Alicc, Camila Guidi, relatou como descobriu o câncer de mama e reforçou a importância do autoexame. “Precisamos conhecer o nosso próprio corpo e o autoexame é um procedimento simples que permite a cura. Limeira possui uma rede de assistência e de apoio, sem fila para o exame, com todo o acolhimento necessário”, contou.

IRACEMÁPOLIS

As equipes de Saúde da cidade prepararam uma série de atividades envolvendo as mulheres do município. A programação segue no dia 18 de outubro com “Mutirão Papanicolau”. U.S.F. Dr. Ângelo Arlindo Lobo (centro odontológico), coleta de exame preventivo, à partir das 8hs às 20hs. Atendimento especial de podologia(equipe SENAC). No dia 21, haverá aula de zumba, prof.º Willian, às 7:30hs, U.S.F Angelina PlatinettiMassari; e palestra com temas do Outubro Rosa.

No dia 27, a cidade promove o evento de encerramento com aula de zumba ministrada pela professora Camila Cardoso, às 7:30hs, U.S.F Dr. Ângelo Arlindo Lobo.  Demais atividades educativas, orientação, atendimentos e solicitação de exames voltados às mulheres ocorrerão durante todo o mês de outubro nas 3 unidades de saúde. Haverá palestras de conscientização sobre o tema “Outubro Rosa” voltada para mulheres nas empresas (Starplast, Engebag, Conjer, Bag Cleaner).

ARTUR NOGUEIRA

O município receberá o programa “Mulheres de Peito”, que oferece exames de mamografia gratuitos, facilitando o acesso ao exame preventivo do câncer de mama. A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura. A unidade móvel ficará na Avenida Fernando Arens, nº 939 – em frente ao Pronto Socorro Municipal, entre os dias 11 e 22 de outubro. A expectativa é realizar cerca de 50 exames de mamografia por dia de forma gratuita, somando cerca de 600 mulheres atendidas nos 12 dias de campanha.

A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado explica que serão distribuídas 50 senhas por demanda espontânea de segunda a sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 08h às 17h e aos sábados, 25 senhas, das 08h às 12h. As mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG, de 50 a 69 anos, apenas RG e Cartão SUS e acima de 70 anos, devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG.

HOLAMBRA

Para as mulheres entre 40 e 69 anos, a Prefeitura de Holambra irá ampliar o número de mamografias disponíveis por meio da rede municipal de saúde. Para agendar o procedimento, que deve ser realizado anualmente, basta ir até o PSF mais próximo, com Cartão Cidadão. Não há necessidade de consulta médica prévia. Os exames serão feitos ainda este mês.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login