Foto de capa da notícia

‘Operação Burgo’ cumpre mandados de busca em Engenheiro Coelho e Limeira

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) com apoio do 10º BAEP cumpre, nesta sexta-feira (16), 15 mandados de busca que têm por objetivo apurar a prática de crimes de corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidades e promoção de organização criminosa relacionados a parcelamento de solo urbano e construção de condomínios fechados no município de Engenheiro Coelho. Há possível envolvimento de empresas de Limeira nos fatos.

O cumprimento dos mandados tem a atuação de 12 promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, bem como de 16 viaturas e 48 policiais do 10º BAEP – Piracicaba, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A investigação foi instaurada após representação criminal acompanhada de documentos e oitiva de uma testemunha.

Segundo informações do Ministério Público, foram identificadas empresas que teriam ligação com os empreendimentos imobiliários e que poderiam estar envolvidas nas irregularidades, que seriam praticadas, em tese, por funcionários públicos, empresários e outras pessoas. Segundo relatado, teria havido solicitação de vantagem indevida por parte de funcionários públicos para que os loteamentos fossem realizados e não sofressem com empecilhos impostos pela municipalidade.

As vantagens teriam sido pagas por meio da entrega de terrenos nos próprios empreendimentos imobiliários, estabelecimento de contratos entre os envolvidos, além de outras possíveis formas de vantagem. “Após, aprofundando as investigações, mostrou-se necessária a intervenção judicial para obtenção de outras provas, em especial, a quebra de sigilo telemático. Foi possível deflagrar a operação para cumprimento de 15 mandados judiciais de busca e apreensão, relacionados a 9 pessoas físicas e 8 pessoas jurídicas, sendo que algumas pessoas jurídicas estavam sediadas no mesmo endereço”, esclarece.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login