Foto de capa da notícia

Criança atingida por fio de alta tensão em Campinas segue internada em Limeira

Segue internada na unidade de queimados da Santa Casa de Limeira, a criança de 9 anos atingida por um fio de alta tensão em Campinas, na quarta-feira (18). Emanuelly Christina dos Santos caminhava com a avó quando uma descarga elétrica rompeu o cabo de energia que caiu sobre ela.

A jovem não corre risco de vida, mas a história poderia ter sido diferente se não fosse Francisco Alexandre Facundes, de 34 anos, que presenciou o acidente e salvou Emanuelly. Ele também ficou ferido e está internado em um hospital de Campinas.

Um ato heroico

Francisco saiu de casa na manhã da quarta-feira para caminhar pelo bairro em que mora, a Vila Palmeiras, na periferia de Campinas. A tempestade que se aproximava da região fez com que ele recuasse e voltasse para casa. E foi no retorno que ele viu Emanuelly ser atingida.

“Meu irmão tinha saído para caminhar e viu ela sendo eletrocutada, com um emaranhado de fios em cima dela. Ele me disse que não pensou duas vezes e correu para salvar a menina”, contou à reportagem Maria Dilma Facundes, 44, irmã de Francisco.

Maria foi a primeira informada pelo resgate de que o irmão havia sido eletrocutado.

“Eu estava trabalhando e meu marido me ligou, falando que o Francisco tinha tomado um choque e estava desacordado. Foi uma correria danada (sic)”, conta Maria.

Mesmo tomando o choque, Francisco conseguiu puxar Emanuelly, fazendo com que ela perdesse o contato com a corrente. Por fim, os dois foram socorridos pelo resgate do Samu.

Outro lado

Emanuelly ia com a avó buscar o irmão na casa da babá, na mesma rua em que mora. Foi em frente à casa da cuidadora do irmão que ela foi atingida.

“Elas estavam em frente à casa da babá. Caiu um raio no começo da rua e foi indo pelo fio até o final da rua, onde elas estavam. Lá, tem um fio que está remendado. Ele não aguentou e caiu”, explica Nathania Santos, 28, mãe de Emanuelly.

Nathania, que trabalha com vigilante em um hospital de Campinas, estava no serviço quando o acidente aconteceu. Desacordados, Emanuelly e Francisco tiveram ajuda da sogra de Nathania e outros vizinhos, antes da chegada do resgate.

Sem risco

Francisco segue internado, mas passa bem. De acordo com a irmã, ainda não se sabe se ele terá que passar por mais algum procedimento cirúrgico em razão das queimaduras pelo corpo.

“Ele está reagindo bem, comendo, conversando. E todos nós, irmãos, minha mãe e parentes, ficamos muito felizes e emocionados com a atitude dele. Ele sempre foi muito de ajudar as pessoas”, conclui Maria Dilma, entre lágrimas.

Em Limeira

Nathania contou à reportagem da Gazeta que a filha deve passar por um novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (26). De acordo com ela, a equipe médica não informou que, especificamente, qual o procedimento.

Emanuelly teve queimaduras por todo o corpo. Por telefone, a Santa Casa não informou detalhes do estado de saúde da criança.

Posição

Sobre o suposto ‘remendo’ na rede elétrica, a CPFL disse que vai apurar o caso. A companhia, por meio de nota, também lamentou o ocorrido com a vítima.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login