Foto de capa da notícia

Tempo segue instável com chuvas isoladas alternadas com calor

A semana será de tempo instável em Limeira e região, sendo esperados períodos prolongados de predomínio de sol ou céu parcialmente nublado (o que proporciona temperaturas elevadas), e períodos de céu nublado a encoberto, associados às chuvas.

Devido à forte condição de instabilidade termodinâmica, há previsão de tempestades para os próximos dias, nos períodos da tarde e da noite, que devem ocorrer de forma isolada e com duração entre 30 e 60 min, mas podem acarretar (além de descargas elétricas) chuva localmente forte, algumas rajadas de vento, não se descartando granizo pequeno em algum ponto da região.

Segundo informações do Cepagri, da Unicamp, com fraco cisalhamento dos ventos (diferenças em escoamento atmosférico em diferentes altitudes), essas tempestades não devem ocorrer de forma organizada e generalizada, mas podem ter vários núcleos tempestuosos se formando na região, com abrangência da ordem de 5 a 10 km de raio.

A temperatura máxima para terça e quarta-feira ficam entre 21 e 32ºC. Com o elevado teor de umidade na atmosfera, o índice de calor máximo poderá ficar em torno de 34 a 36ºC nos períodos mais quentes dos próximos dias. O índice de calor é um parâmetro biometeorológico que combina as variáveis de umidade e temperatura para “traduzir” a forma com que o corpo humano percebe a temperatura.

“Com os elevados valores previstos, faça uso de métodos para atenuar o desconforto térmico (uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado), use roupas adequadas e evite exposição direta e prolongada aos raios solares, além de evitar atividades laboriosas e exercícios físicos nas horas mais quentes do dia. Em caso de desconforto pronunciado (especialmente tontura, náusea e fraqueza), busque apoio médico”, alertou o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login