Foto de capa da notícia

Estado emite alerta para febre amarela e região reforça vacina

O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) do Governo do Estado alerta a população para o risco de contaminação por Febre Amarela. Com o primeiro caso confirmado este ano desde 2020, as cidades vêm reforçando a importância da vacinação e conscientização sobre a imunização de rotina e não apenas em momento epidêmico ou pandêmico para evitar casos mais graves. A cobertura vacinal contra Febre Amarela em todo o Estado é de apenas 64%.

Nas cidades de circulação da Gazeta, Limeira foi a primeira a reforçar a campanha de conscientização. Diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins explica que as pessoas que receberam apenas uma dose antes de completar 5 anos, deverão receber a dose adicional, independente da idade. “Se o munícipe não lembra se foi vacinado contra a febre amarela, também recomendamos que se vacine”, destaca. Para o procedimento, é necessário apresentar a carteira de vacinação e documento com foto.

A imunização acontece nas unidades de saúde com sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. São elas: UBSs Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Dores 1, Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Parque Hipólito 1, Vista Alegre e Campo Belo e na Divisão de Vigilância Epidemiológica.

A vacinação da febre amarela será exclusiva no período da manhã por conta da validade das doses após a abertura dos frascos, de seis horas. “O munícipe que chegar após as 12h, e houver vacinas disponíveis, poderá se vacinar, isso para evitar o desperdício de doses. Contudo, não serão abertos novos frascos após o meio dia”, ressalta a diretora.

A vacina contra febre amarela também será disponibilizada nos plantões de vacinação aos sábados e o público-alvo na área rural será atendido pelo cronograma do programa Saúde Sobre Rodas. Em fevereiro, das 8h às 15h, o ônibus estará no Bairro dos Lopes (Bar da Bel), nos dias 13 e 14; e no Bairro dos Pires de Cima (Bar da Tânea), nos dias 27 e 28.

Em Iracemápolis, as três unidades de saúde da família (USFs) estão aptas a realizar essa vacinação. No entanto, é feito por agendamento, já que a cidade também destaca a validade das doses após a abertura dos frascos. “A orientação é que a população procure a unidade mais próxima de sua residência e faça o agendamento”, reforça. As unidades são: USF Dr. Ângelo Arlindo Lobo – Centro Odontológico, USF Maria Neves Alexandrino e USF Angelina Platinetti Massari.

Em Cordeirópolis, a vacina está disponível em todos os sete Postos de Saúde da cidade. A população pode procurar as unidades de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. A Prefeitura de Artur Nogueira destacou que a população pode se informar sobre o cronograma de vacinação na unidade de saúde mais próxima.

Para quem irá viajar para o interior no Carnaval, a imunização é imprescindível. “A vacina da Febre Amarela tem um período de 10 dias para criar anticorpos, desta forma, quem irá viajar no carnaval para zona de mata, ir para acampamentos, trilhas, cachoeiras, é de suma importância a imunização o quanto antes”, destaca Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológico.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login