Foto de capa da notícia

Região reforça campanha preventiva contra a tuberculose

Nesta sexta-feira (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, as cidades de Limeira, Cordeirópolis e Artur Nogueira chamam a atenção da população para os sintomas da doença. A tuberculose é uma doença passível de prevenção e com tratamento eficaz e, ainda assim, segue como um grande problema de saúde pública. 

Em Artur Nogueira, desde o dia 17, a Vigilância em Saúde (VISA) tem orientado os moradores sobre a doença e de como proceder em caso de algum sintoma. A coordenadora da VISA, Milena Sia Perin, explica que a tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que geralmente afeta os pulmões, mas também pode atingir outras partes do corpo. "É importante estar ciente dos sintomas da tuberculose para que a doença possa ser diagnosticada e tratada precocemente”, frisou.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem: tosse persistente por mais de duas semanas, febre baixa, geralmente à tarde, suor noturno excessivo, perda de peso e cansaço e fraqueza. Milena destaca que, caso o morador apresente alguns desses sintomas por mais de duas semanas, é importante procurar o Posto de Saúde Familiar (PSF) o mais rápido possível. O diagnóstico da tuberculose é feito por meio de exames de sangue, radiografias de tórax e exames de escarro.

"Se você suspeita de ter tuberculose ou tem alguma dúvida sobre a doença, não hesite em procurar ajuda médica. O tratamento precoce pode ajudar a evitar complicações e reduzir o risco de disseminação da doença”, explicou a especialista. A tuberculose pode ser tratada com medicamentos ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), geralmente por um período de seis meses ou mais. É importante tomar todos os medicamentos prescritos pelo médico e seguir as instruções de tratamento até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Ela é uma doença contagiosa e pode se espalhar facilmente de pessoa para pessoa por via respiratória. Por isso, é importante tomar medidas preventivas, como cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e manter a higiene pessoal. Em Limeira, segue até dia 31 a ação da Secretaria de Saúde, para intensificar o diagnóstico de tuberculose. Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão a busca ativa de novos casos da doença.  Pessoas que apresentam tosse com secreção há mais de duas semanas também podem procurar espontaneamente a UBS mais próxima e solicitar o exame para diagnóstico da doença. O exame consiste na coleta de amostras de escarro. Não é necessário pré-agendamento, basta apresentar RG, CPF e Cartão SUS. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 

Em Cordeirópolis, a campanha contra Tuberculose ocorre em todos os Postos de Saúde. Até o dia 31 de março, a busca ativa por casos de tuberculose será realizada em todo o município, com o objetivo de testar e identificar a doença rapidamente, para dar início ao tratamento e barrar a contaminação. Caso apresente algum dos sintomas, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realizar o teste, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login