Foto de capa da notícia

Estado anuncia mapeamento terrestre da região

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) iniciou o mapeamento da Região Metropolitana de Piracicaba para monitorar áreas de risco, desmatamentos e outras ações que contribuem para o desenvolvimento de ações de planejamento das cidades. O anúncio foi feito pelo secretário da Pasta, Marcelo Cardinale Branco, durante reunião realizada em Piracicaba na sexta-feira (5), sobre políticas públicas integradas para o desenvolvimento urbano dos 24 municípios que compõem a região.

Contratado pelo Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), vinculado à SDUH, o mapeamento é feito por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera fotogramétrica com resolução espacial de 25 centímetros que cobre toda a área a ser mapeada.

O secretário da SDUH destacou a importância das regiões metropolitanas como soma de esforços para o planejamento e desenvolvimento urbano dos municípios. "O nosso planejamento é focado em um modelo de cidade onde todos os serviços públicos e privados sejam integrados, ou seja, onde a população tenha moradia perto do trabalho, atendimento médico, escolas, espaços de lazer e toda estrutura que é essencial para melhorar qualidade de vida das pessoas", disse Marcelo Branco.

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano da SDUH, José Police Neto, reforçou que o Conselho Metropolitano terá apoio da Pasta e anunciou a câmara técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI) e outros grupos temáticos para definir as prioridades da região no Plano Plurianual (PPA) 2024/2027.

Além de Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis, a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) é integrada pelos municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Leme, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, que reúnem 1.510.144 habitantes, segundo estimativa da Fundação Seade para 2020. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login