Foto de capa da notícia

“A convocação foi uma das melhores experiências da minha vida”

Desde os primeiros passos no campo até os gramados das competições profissionais, o futebol feminino tem trilhado uma jornada de evolução no Brasil e no mundo. Apesar do crescente reconhecimento da modalidade como um esporte de alto rendimento e o aumento do número de atletas profissionais, ainda há uma série de desafios a serem enfrentados pelas atletas. 

 

E de desafios, Eloá de Oliveira entende. A jovem atleta de Iracemápolis, foi convocada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o período de treinos da Seleção Feminina sub-15. Ela tem uma bolsa atleta e atua no time Ferroviária. O anúncio foi destaque na Gazeta e hoje ela conta como foi receber a notícia da convocação.

 

“Foi marcado uma preleção da nossa final contra o Corinthians. Para que nenhuma das meninas ficassem sabendo, a comissão teve a ideia de ‘pegar’ os celulares e nosso treinador Anderson Clayton fez um dinâmica com todo elenco pedindo para escrever quem nós achávamos que iria ser convocada. Ele falou que poderíamos colocar 7 nomes. Depois que ele recolheu os papéis ele disse que só 5 foram convocadas e com a graça de Deus eu estava entre as cinco”, disse.

 

Ao todo, 26 atletas foram convocadas. “Foi uma experiência única, de muito aprendizado e de muita responsabilidade”, afirma. Ela também contou uma curiosidade sobre essa convocação. “Conheci meninas de outros clubes e essa foi a minha primeira vez andando de avião! A convocação foi uma das melhores experiências da minha vida. Agradeço a Deus por tudo”, destaca. 

 

Eloá iniciou sua trajetória no futebol em 2016, mas engana-se quem acha que esse sempre foi o seu sonho.  “Comecei com 7 anos treinando na escolinha de futebol integração com treinador o Welsey. Nessa época eu treinava com os meninos”, disse. Aos 9 anos, passou a treinar na escola de formação Brasil Soccer do Laudenir Lopes onde passou a participar de vários campeonatos e se destacando pela força física e por ser a única menina em campo jogando com os meninos. Em 2019, Eloá foi convidada a treinar e a participar dos campeonatos pelo futsal feminino do Agrespa Limeira. Ela também participou de treinos com o time masculino do Galo. “Treinava de três a quatro vezes por semana na escola de formação Brasil Soccer e em agosto de 2021 fiz a peneira da Ferroviária e passei”, disse.

 

Hoje ela integra o elenco Sub 15 e foi campeã Paulista, Tricampeã do Festival Paulista - Etapa Interior e Bicampeã do Festival Paulista.

 “Nunca pensei em ser jogadora, mas depois de um tempo assistindo pela TV e acompanhando meu pai, comecei a me interessar pelo mundo do esporte e me apeguei mais ao futebol”, destaca.

 

A história da Seleção Feminina Sub-15 é marcada por grandes talentos que, atualmente, brilham na Seleção Feminina Principal e estão disputando a Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 da Austrália e Nova Zelândia. Eloá destaca que vem acompanhando os jogos da Seleção principal. “Acho muito importante a divulgação, porque quando eu comecei a jogar futebol não tinha tanto incentivo igual tem hoje. Vejo que a cada ano o futebol feminino vem se destacando e ganhando espaço”, afirma.

 

Eloá agradeceu o apoio da família, que sempre incentivou seu caminho no esporte. “Meu maior sonho é fazer uma faculdade, chegar até a equipe profissional da Ferroviária e chegar a Seleção Brasileira principal. Agradeço a Deus por tudo que está acontecendo na minha vida, a minha família pelo apoio e incentivo e todos os professores/treinadores que desde o início me incentivaram a ser melhor a cada dia como pessoa e como atleta”, finaliza.

 

Jatobá reforça importância da Seleção Feminina Sub-15

 

A CBF divulgou uma entrevista com a técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-15 Simone Jatobá. A treinadora é veterana no futebol, já defendeu o Brasil como jogadora e atualmente tem a missão de preparar uma nova geração da base feminina. Antes do início dos treinamentos, Simone Jatobá ressaltou a importância do desenvolvimento da categoria e falou sobre sua trajetória no esporte. "É um marco para nossa história do futebol feminino. Em primeiro lugar, o objetivo dessa convocação é prepará-las para as próximas categorias e acima de tudo mostrar o que é vestir uma camisa da Seleção Brasileira", disse.

 

Antes de ser treinadora, Simone vestiu a camisa da Seleção Brasileira também como atleta. A atual técnica das categorias sub-15 e sub-17 foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e vice-campeã da Copa do Mundo Feminina em 2007, na China. Com a mudança de perspectiva de atleta para técnica, Simone continua imersa no futebol feminino e pensando sempre em sua evolução.

 

"Acredito que elas são o nosso futuro, dentro da Seleção Brasileira e fora dela também. Nós estamos trazendo atletas que vão representar o nosso país futuramente, e eu acredito que o hábito de estar em alto nível, os treinamentos e o conhecimento internacional vão fazer com que, quando elas cheguem na seleção principal futuramente, elas estejam realmente preparadas", analisou.

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login