Foto de capa da notícia

Com baixa cobertura, região reforça vacinação contra gripe

A baixa cobertura vacinal contra a gripe (influenza) tem alertado as cidades de circulação da Gazeta.  A campanha de vacinação está em andamento, mas os índices seguem baixos, em torno de 40%. A campanha começou em 10 de abril e mais de um mês depois não chegou sequer à metade da meta de imunização, fixada em 90% do público-alvo. 

Em Cordeirópolis, a meta é vacinar o público alvo de 10.429 pessoas (90%) e até este momento aplicamos 6.518 doses, atingindo 42,84% do público alvo da campanha. Em Iracemápolis, foram aplicadas 2.736 doses (público alvo), totalizando 42,9% de cobertura vacinal. A Prefeitura informou que no total, com a população em geral, foram aplicadas 4,9 mil doses. 

O setor reforça que a vacina contra a Gripe continua sendo aplicada, até o dia 31, em toda a população acima dos 6 meses de idade. Os interessados podem comparecer nas três unidades, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. Além disso, o departamento realiza periodicamente ações de vacinações “extra muro”, com aplicações de vacinas de rotina, covid e gripe. “A intenção é oferecer à população locais e horários diferenciados das salas de vacinas para que maior número possível de pessoas possa se vacinar”, afirma a diretora de Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva. 

Em Engenheiro Coelho, o município aplicou 3,9 mil doses, sendo o maior público o de idosos, com 1.013 doses. Em Artur Nogueira, a meta é vacinar toda a população-alvo, que é de 19.885 pessoas. Até quarta-feira (5), a cobertura vacinal, considerando gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores, está em torno de 44,17%. Vale ressaltar que, desde o início da campanha, foram aplicadas 13.335 doses na população em geral.

A Vigilância em Saúde informou que continua trabalhando diligentemente para aumentar a taxa de vacinação e alcançar a meta estabelecida. É fundamental que todos os cidadãos elegíveis (acima de 6 meses) recebam a dose para proteger a saúde e contribuir para a imunidade coletiva contra a Influenza (Gripe).

Neste sábado (08), o Espaço Mãe e Filho estará aberto das 8h às 16h, com doses contra gripe, covid-19, sarampo, pólio, e demais doses de atualização de caderneta. O Espaço Mãe e Filho está localizado na Avenida 15 de Novembro, 1.555, no Jardim Planalto. Em Limeira, a Prefeitura não respondeu a demanda enviada pela Gazeta. Para a Rádio Educadora, a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins, informou que 11 mil doses foram aplicadas no município, sendo a meta vacinar 56 mil pessoas. A campanha de vacinação em todas as unidades de saúde pública vai até 31 de julho. 

O imunizante contra influenza produzido pelo Instituto Butantan e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) é feito com o vírus fragmentado e inativado, ou seja, incapaz de causar doença. As vacinas passam por estudos que envolvem segurança e eficácia antes de serem colocadas no mercado. As cepas presentes na vacina são atualizadas todos os anos de acordo com as orientações da OMS, uma vez que os vírus influenza sofrem mutações frequentemente. 

O vírus influenza pode infectar pessoas de todas as idades, mas tende a causar quadros mais graves em idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e indivíduos com doenças crônicas. A dose pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. A única recomendação diz respeito às pessoas que apresentarem sintomas gripais ou com suspeita para Covid-19. Nesses casos, é necessário aguardar 15 dias após o período sintomático para tomar a vacina contra a gripe.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login