Foto de capa da notícia

Governo de SP abre 910 vagas em cursos profissionalizantes na região

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para 910 vagas em cursos gratuitos na região de Campinas para a qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que buscam inserção no mercado de trabalho. No estado de São Paulo são 15 mil vagas no total. 

As vagas na região são para os municípios de Araras (25), Bragança Paulista (75), Campinas (265), Campo Limpo Paulista (25), Indaiatuba (50), Iracemápolis (50), Limeira (50), Mogi Mirim (20), Paulínia (50), Pindamonhangaba (50), Rio Claro (50), Santa Bárbara D'Oeste (125) e Valinhos (75).

São 13 opções de cursos: Desenvolvimento de Software para web e celular; Criação de Sites e Plataformas Digitais; Introdução a Banco de Dados; Segurança Cibernética Fundamental; Administração de Redes Linux; Administração de Redes Windows;Criação de Aplicativos; Criação de Sites com Marketing Digital; Desenvolvimento de E-commerce; Excel Aplicado à Área Administrativa; Desenho no AutoCAD; Tecnologia e Eletricidade Automotiva; e Aprenda a Programar em C#.

As inscrições vão até o dia 21 de agosto. Para se inscrever, os interessados devem realizar um cadastro e selecionar o curso desejado no site www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br. Além disso, os inscritos devem responder ao Quiz Vocacional no App Meu Futuro Profissional para efetivar a inscrição. Não precisa realizar processo seletivo.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site. As aulas têm previsão de início em setembro.

Além dos cursos presenciais, estão abertas opções no formato remoto nas áreas de tecnologia, Gestão & Negócios e Saúde. São 9.116 vagas disponíveis e a inscrição pode ser feita também pelo site.  

Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Automotivo e Saúde. De acordo com o IBGE (2022), cerca de 30,9% da população jovem do Estado de SP estão desocupados; muitos em emprego informal, sem formação mínima para acessar o setor produtivo.  

As opções de cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial ou remoto, com aulas ao vivo. As aulas presenciais serão realizadas em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS), de 75 municípios do estado de São Paulo.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login