Foto de capa da notícia

Cidades da região alertam sobre alta nas temperaturas

A semana começou com sol e altas temperaturas na região de Limeira, além de pancada de chuva. Cidades da região emitiram alertas para cuidados relativos ao aumento das temperaturas e também sobre a baixa umidade relativa do ar. Meteorologistas apontam potencial de quebras de recordes de calor para o mês de setembro. O motivo do calor é a presença de uma massa de ar extremamente quente, que vai cobrir o Brasil nos próximos dias.
Em Iracemápolis, a Prefeitura informou que, de acordo a previsão de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil inteiro deverá enfrentar uma onda de calor nos próximos dias. As temperaturas na região de Iracemápolis deverão subir além do normal para a época.
“Por isso, a Defesa Civil recomenda que os moradores sigam algumas orientações, como: beber bastante líquido, evitar desgaste físico e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia”. Também alertou sobre a possibilidade de tempestades. “A orientação é evitar ficar próximo de locais com risco de raios, como árvores”, disse.
Em Cordeirópolis, a Prefeitura também alertou à população para se proteger do calor esperado para esta semana. “Beba muita água, coma mais frutas e vegetais, a desidratação é um sério risco, principalmente para crianças e idosos; Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia; Evite ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar; Umedeça o ar de sua casa deixando toalhas úmidas em alguns cômodos e limpe os olhos com algodão e água esterilizada para evitar irritações e outros problemas oculares”.
O município também alertou para o risco de queimadas no período. “Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento; Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Soltar balão é crime. Lei 9.605.98; Evite acender fogueiras e evite qualquer tipo de queimada”, reforçou.
O Inmet emitiu ontem um alerta para baixa umidade na maior parte do país.

PREVISÃO PARA HOJE

O cenário deve se manter hoje, dia 19. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI/UNICAMP), toda região de Campinas, tem previsão hoje de nebulosidade variável, com longos períodos de predomínio de sol e alguns períodos de céu parcialmente nublado. Não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva, de forma isolada, embora as condições atmosféricas previstas (em termos de disponibilidade de umidade e instabilidade) sejam menos favoráveis em relação a ontem. As temperaturas ficam entre 20 e 35ºC, e a umidade relativa do ar mínima deverá ficar em torno de 20 a 25% na região. À noite, os ventos apresentarão picos de intensidade moderada a forte.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login