Foto de capa da notícia

Região registra 33 casos novos de HIV/Aids em 2023

Quarenta anos depois do primeiro caso confirmado de síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), o Brasil atingiu uma marca significativa recentemente no combate à epidemia de HIV/Aids, conforme destacado pelo Uniaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids). Contudo, desafios persistentes, especialmente relacionados a desigualdades e acesso desigual aos recursos de prevenção e tratamento, continuam a ser os principais obstáculos para a erradicação da epidemia. Neste dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, as cidades de circulação da Gazeta vão promover ações de prevenção do HIV, buscando informação, realizando testes e promovendo práticas seguras. 

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico e destrói as células de defesa do organismo. A transmissão ocorre nas relações sexuais sem preservativo, pelo uso de seringa compartilhada, por meio de instrumentos que furam ou cortam (alicates de unha e cutícula, lâminas de barbear e espátulas) e da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação. Nas cidades de circulação da gazeta, foram registrados 33 novos casos de HIV em 2023. Em Limeira, foram 28 casos, Artur Nogueira três casos e Cordeirópolis, dois casos. Em Iracemápolis, não foi registrado nenhum caso este ano pela Prefeitura. Já Engenheiro Coelho não divulgou os dados até o fechamento desta edição. 

LIMEIRA 

Nos últimos três anos, o número de novos casos de HIV apresentou variações em Limeira, porém com tendência de redução da incidência. As notificações caíram de 58 em 2021, para 27 em 2022. Neste ano, até o momento, foram registradas 28 ocorrências. Os dados são da Divisão de Vigilância Epidemiológica. 

Quanto à faixa etária das notificações agora em 2023, as idades variam de 20 a 34 anos. “A prevalência dos casos continua no sexo masculino, por esse motivo, o público-alvo da campanha 2023 são os homens (jovens e adultos), e ainda, as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, enfatizou a gerente do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), Melissa Gachet Sugshi, em material divulgado pela Prefeitura. 

Nesta sexta-feira (1º) será lançada na Praça Toledo Barros, a campanha de “Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”. No local, das 9h às 12h, haverá testagem rápida de HIV e sífilis e distribuição de folhetos e de preservativos.  

Para participar, basta comparecer ao estande que será montado ao lado do coreto e apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS. A testagem é uma medida para impedir a propagação do vírus. “Geralmente, as pessoas não sabem que estão contaminadas pelo HIV e acabam transmitindo a doença”, salientou. O teste que será oferecido à população no evento desta sexta-feira, conforme ela, é rápido (fica pronto em 30 minutos), seguro e sigiloso. 

ARTUR NOGUEIRA 

Em 2021, a cidade registrou 7 casos e em 2022 houve uma queda registrando 5 casos. Este ano, até dia 29 de novembro, foram confirmados 3 casos pela Prefeitura. Uma das iniciativas destacadas é a distribuição de autotestes - ferramentas essenciais na detecção precoce do HIV, permitindo que as pessoas conheçam seu status sorológico de maneira confidencial e conveniente.

Eles estão disponíveis para retirada no Centro de Infectologia de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Qualquer pessoa interessada em realizar o teste pode se dirigir ao local e receberá orientações detalhadas sobre como realizar o procedimento corretamente em casa. 

Milena Sia Perin, responsável técnica pela equipe de enfermagem, destaca a importância da iniciativa. "A conscientização e a prevenção são fundamentais para criar uma comunidade saudável e livre do estigma associado ao HIV/AIDS”, ressalta. A campanha estadual “Fique Sabendo” de 2023 está sendo realizada nas unidades de saúde do município, de hoje à 7 de dezembro. 

O objetivo da campanha é disponibilizar testes rápidos de HIV e sífilis, viabilizando o acesso aos testes com garantia de sigilo, segurança e, posteriormente, o tratamento; além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os testes estão disponíveis nos postos de saúde do São João dos Pinheiros; Jardim do Lago; Blumenau; Rural; Terezinha Vicensotti; Coração Criança; Planalto; São Vicente; Sacilotto e Trabalhadores/Ipês e Laranjeiras. 

IRACEMÁPOLIS 

Em 2021 e 2023, o município não registrou nenhum caso de HIV/Aids. Em 2022, foram confirmados 5 casos. Em celebração ao Dezembro Vermelho, as Unidades de Saúde da Família de Iracemápolis realizarão uma semana de orientação e prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). 

Até o dia 7 de dezembro acontece a 16° Campanha Fique Sabendo, onde serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, com agendamento prévio em todas as unidades de saúde. 

Na Unidade Ângelo Arlindo Lobo, os interessados poderão realizar o agendamento de maneira presencial, pelo telefone ou pelo whatsapp (19) 99704-2182. A atividade será desenvolvida em parceria com os estagiários de enfermagem da Unip e terá ainda aferição de pressão arterial. Nas demais unidades, o agendamento será feito presencialmente. 

CORDEIRÓPOLIS 

No município de Cordeirópolis, em 2021 foram registrados 6 casos e em 2022, 4 casos. Este ano, segundo a Prefeitura, são dois casos notificados. “Todos os meses ao longo do ano, ocorreu a Virada da Saúde nos bairros, que ofereceu testes rápidos e encaminhamentos para os especialistas posteriores. E todos os dias de segunda a sexta-feira as sete unidades de saúde estão abertas para a realização dos testes rápidos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login