
Abastecimento de água gera embate entre Cristina e Adinan
Os recentes problemas no abastecimento de água em Cordeirópolis desencadearam uma troca de acusações entre a atual prefeita, Cristina Saad, e o ex-prefeito, AdinanOrtolan. Diante das falhas no fornecimento nos últimos dias, Cristina afirmou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi deixado sucateado e endividado pela gestão anterior, o que estaria dificultando a resposta da Prefeitura para solucionar a crise.
"Herdamos um SAAE fragilizado financeiramente e estruturalmente. Estamos trabalhando para corrigir os erros do passado e garantir um abastecimento de qualidade para a população. Mas não podemos ignorar o que foi feito antes e as dificuldades que encontramos ao assumir a gestão", declarou Cristina Saad.
As declarações da prefeita foram rebatidas por Adinan, que negou qualquer sucateamento do SAAE e defendeu sua administração à frente da autarquia. “Recebi com espanto a tentativa da prefeita de nos culpar pelos problemas no abastecimento. O SAAE tem funcionamento financeiro independente da Prefeitura e, depois de 20 anos de déficits, rombos e escândalos do passado, fechou os últimos dois anos superavitário”, afirmou o ex-prefeito.
Adinan destacou que a atual gestão reconheceu a competência da administração anterior ao convidar a então diretora administrativa e financeira do SAAE para assumir a Secretaria de Administração da Prefeitura. “Se a situação fosse de sucateamento, por que a prefeita escolheu alguém da antiga gestão para comandar uma das principais pastas do governo?”, questionou.
A prefeita, por sua vez, afirmou que a falta de planejamento adequado nos anos anteriores resultou na atual crise. "Não se trata apenas de investimentos pontuais, mas de uma gestão eficiente dos recursos hídricos. Precisamos modernizar o sistema e evitar que problemas como esse voltem a acontecer", disse Cristina.
Sobre os investimentos na área, Adinan refutou a ideia de que o SAAE estava em crise. “Uma nova Estação de Tratamento de Água não é sucateamento. Uma nova Estação de Tratamento de Esgoto também não. Fizemos uma nova represa, novas adutoras, levamos água tratada para Cascalho, Santa Rita e Engenho Velho, além da nova rede de distribuição para a zona sul. Tudo isso foi feito em oito anos”, ressaltou.
Para ele, os desafios no abastecimento exigem soluções e não culpabilizações. “Problemas acontecem e os investimentos não podem parar. Durante minha gestão, eu acompanhava a operação do SAAE dia e noite, participava de grupos com os técnicos e ajudava na solução dos problemas. Foram incontáveis madrugadas em claro para garantir que tudo fosse resolvido rapidamente”, destacou.
Cristina rebateu afirmando que sua gestão está focada em reestruturar o SAAE e impedir que novos problemas comprometam o fornecimento de água na cidade. "A população precisa de soluções, não de justificativas. Estamos empenhados em recuperar o sistema e garantir que episódios como esse sejam cada vez mais raros", declarou. Adinan criticou a postura da prefeita. “A pior forma de enfrentar os problemas é colocar a culpa nos outros. Essa é a receita certa para o fracasso”, concluiu.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login