Foto de capa da notícia

Artur Nogueira realiza “Dia D” para vacinação contra gripe

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde (VISA), realizará um novo 'Dia D' de Vacinação neste sábado (26), no Espaço Mãe e Filho, das 8h às 16h. Além da atualização da caderneta vacinal, a ação terá um foco especial na vacinação contra gripe (Influenza), febre amarela e a dengue -  doenças graves e preveníveis.

De acordo com a enfermeira Juliana de Oliveira, a imunização contra a influenza é a principal estratégia de prevenção contra a doença. “A vacinação promove proteção durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da gripe e evitando complicações, internações e óbitos”, explica.

A partir de 2025, a vacina contra a influenza passa a integrar o calendário vacinal de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos a partir de 60 anos. Além disso, a imunização será oferecida para os seguintes grupos prioritários:Puérperas (até 45 dias após o parto); Povos indígenas e quilombolas; Trabalhadores da saúde; Professores das redes pública e privada; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, entre outros.

FEBRE AMARELA

A imunização contra a febre amarela está sendo intensificada no município, especialmente devido à classificação de Artur Nogueira como área ampliada para a doença. O esquema vacinal segue as recomendações do Ministério da Saúde: Crianças menores de cinco anos: primeira dose aos nove meses e segunda dose aos quatro anos; a partir dos cinco anos: aplicada em dose única, caso não haja comprovação de vacinação anterior. Moradores de áreas de risco (zona rural e periurbana): podem receber a vacina mesmo fora da faixa etária habitual, incluindo gestantes, puérperas e bebês entre seis e oito meses. Idosos acima de 60 anos devem passar por avaliação médica antes da aplicação.

VACINA CONTRA DENGUE

A vacinação contra a dengue também será reforçada, especialmente para garantir que os adolescentes completem o esquema vacinal. O imunizante está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses aplicadas em um intervalo de 90 dias. 

Segundo a enfermeira Juliana, "muitas pessoas tomaram a primeira dose e ainda não retornaram para a segunda, o que compromete a eficácia da proteção". 

ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA VACINAL

Durante o 'Dia D', também estarão disponíveis vacinas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos, incluindo doses contra Covid-19, hepatites A e B, meningite, poliomielite, tríplice viral, varicela, HPV e outras.

Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e caderneta de vacinação. A disponibilidade das doses pode variar conforme o repasse realizado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login