Foto de capa da notícia

Doenças respiratórias avançam com a queda de temperatura

Com o avanço do inverno e a chegada da 4ª onda de frio do ano, as cidades da região de Limeira já registraram 134 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, segundo levantamento feito pela Gazeta através do painel de monitoramento do Governo do Estado. Os dados mostram aumento expressivo de internações e acendem o alerta para o impacto das doenças respiratórias, agravado pela baixa cobertura vacinal contra a gripe.

 

Limeira lidera com 90 casos notificados de SRAG. Desses, 34 evoluíram para internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e houve dois óbitos causados por Covid-19. Já Cordeirópolis contabiliza 11 casos, sendo dois em UTI; Iracemápolis tem sete registros, com duas internações; e Engenheiro Coelho notificou dois casos, um deles com internação em UTI. Artur Nogueira aparece na sequência com 24 casos e duas internações.

 

A síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é uma condição caracterizada por infecção respiratória severa, geralmente causada por vírus como Influenza A e B, Covid-19 e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), e pode evoluir rapidamente para quadros graves, exigindo internação e até intubação.

 

Para reforçar o combate às doenças, o Governo do Estado de São Paulo lançou um painel de monitoramento digital da influenza, como primeira ação do recém-ativado Centro de Operações de Emergência (COE SRAG). A ferramenta, de acesso público, permite acompanhar em tempo real os casos por tipo e região, incluindo Covid-19, SRAG e VSR.

 

Os sintomas mais comuns são dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, coloração arroxeada nos lábios, febre persistente e perda de apetite. A condição compromete os alvéolos pulmonares, afetando a oxigenação do sangue, e pode ser fatal. O diagnóstico é feito com base em avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem, além de testes específicos para identificação viral.

O tratamento depende da gravidade do quadro e pode incluir desde hidratação e uso de medicamentos antivirais até internação em UTI com suporte respiratório.

 

BALANÇO

 

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o balanço do “Dia D Municipal de Vacinação contra a Influenza”, realizado no último sábado (5). A ação ocorreu em cinco pontos: Praça Toledo Barros, Pátio Limeira Shopping, Limeira Shopping, UBS Abílio Pedro e drive-thru do Parque Cidade. Ao todo, foram aplicadas 773 doses da vacina contra a gripe em pessoas com 6 meses de idade ou mais.

 

Além da imunização contra a influenza, a UBS Abílio Pedro e o drive-thru ofertaram 74 doses de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A maior procura foi pela vacina contra a febre amarela (30 doses), seguida pela vacina contra a dengue (18 crianças de 10 a 14 anos) e contra a covid-19 (16 doses).

 

A secretária de Saúde, Maria Helena Chen, avaliou positivamente a iniciativa e destacou que a campanha contra a gripe continua em 15 UBSs: Abílio Pedro, Aeroporto, Campo Belo, Cecap, Morro Azul, Dores 1, Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1, Vista Alegre e Graminha, além do Ambulatório de Especialidades Dr. Hélio Márcio Mamede (Rubi).

 

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Aos sábados, há o Plantão de Vacinação, das 8h às 13h, com atendimento no drive-thru do Parque Cidade e em uma UBS previamente divulgada.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login