Foto de capa da notícia

SP abre chamamento público para colaboração no combate ao greening

Atividades incluem inspeções em propriedades rurais, orientações técnicas aos produtores, fiscalização de pomares abandonados, campanhas educativas e outras ações estratégicas para o manejo integrado da doença


 Com reconhecimento visível pela expressiva produção de laranja e outros cítricos, Limeira e região tem destinado atenção especial às pragas que afetam pomares. Produtores recorrem a órgãos ligados à área do agro e também com medidas adotados pela administração pública para combater pragas como o greening. As atividades a serem desenvolvidas incluem inspeções em propriedades rurais, orientações técnicas aos produtores, fiscalização de pomares abandonados, campanhas educativas e outras ações estratégicas para o manejo integrado da doença

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) anuncia a abertura do Edital de Chamamento Público SAA nº 02/2025 para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atuará em colaboração com o Estado no fortalecimento do Programa Estadual de Sanidade dos Citros. A iniciativa busca fortalecer o combate e a prevenção de doenças que afetam a citricultura paulista, setor de grande relevância econômica. 

Com valor global anual de referência de R$ 3,6 milhões, o termo de colaboração terá vigência inicial de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos. O termo com a OSC envolverá a transferência de recursos financeiros estaduais do Fundo Especial de Despesa da Defesa Agropecuária para viabilizar atividades de caráter técnico e administrativo, sempre sob a coordenação e fiscalização da Defesa Agropecuária.

As atividades a serem desenvolvidas incluem inspeções em propriedades rurais, orientações técnicas aos produtores, fiscalização de pomares abandonados, campanhas educativas e outras ações estratégicas para o manejo integrado da doença.

O edital estabelece critérios para seleção da OSC, incluindo comprovação de experiência em sanidade vegetal, capacidade operacional e qualificação da equipe. O monitoramento das atividades será mensal, com indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos para garantir a efetividade das ações.

As propostas poderão ser enviadas até 15 de agosto de 2025. O resultado preliminar está previsto para 8 de setembro, com o resultado final até 22 de setembro. A OSC selecionada deverá comprovar requisitos técnicos e legais, além de apresentar plano de trabalho detalhado com metas, cronograma e orçamento. Para apresentação de propostas, é necessário acessar a publicação neste link. 


Importância estratégica para a citricultura paulista

O Estado de São Paulo é responsável por cerca de 77% da produção nacional de citros, destacando-se como o maior polo citrícola do mundo. Garantir a sanidade dos pomares é essencial para manter a competitividade do setor, que representa mais de 70% das exportações mundiais de suco de laranja.

O greening dos citros, sem cura conhecida, representa um desafio fitossanitário crítico. A doença já está presente em todas as regiões citrícolas paulistas, exigindo esforços coordenados para prevenção, monitoramento e controle do inseto vetor. (Agência SP)

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login