
Estiagem afeta abastecimento de água em cidades da região
Moradores cobram por planejamento eficiente
A estiagem prolongada tem impactado o abastecimento em várias cidades da região e moradores enfrentam a falta de água em diversos bairros. Prefeituras destacam que o problema é agravado pelo tempo seco e por manutenções preventivas necessárias.
Em Artur Nogueira, bairros como Vila Nogueira, Jardim Bela Vista e Bom Jardim são os mais afetados. A Prefeitura explicou que a situação decorre da seca e das intervenções para a substituição de equipamentos. O prefeito Lucas Sia, usou as redes sociais para pedir a colaboração da população para o uso consciente da água até a normalização no fornecimento.
Em Cordeirópolis, a primeira quinzena de agosto foi marcada pela falta de água nas torneiras em pontos da cidade, devido à substituição de peças na captação da Represa do Mirante de Cascalho. Embora o problema tenha sido solucionado, um novo rompimento na adutora, próximo ao novo trevo da Eixo, afetou os bairros São Luís e São Francisco nesta quinta-feira (28).
Já em Limeira, a Secretaria de Saúde alertou a população sobre a queda nos índices de umidade do ar, que deve persistir nos próximos dias, agravando ainda mais a situação da seca.
Iracemápolis também registrou queixas de moradores sobre o desabastecimento de água, especialmente em bairros que enfrentaram longos períodos sem fornecimento. O vereador Fábio Simão denunciou a paralisação das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) e cobrou respostas da Prefeitura. Ele criticou a obra, que foi anunciada durante o período eleitoral, mas segue sem avanços. Em resposta, a administração local destacou que a situação do abastecimento está 16% melhor do que no ano passado e que os reservatórios estão com 66,8% de capacidade. A Prefeitura também mencionou a possibilidade de um decreto proibindo o uso de água potável para lavar carros, calçadas e quintais.
Além disso, em Iracemápolis, foram registrados rompimentos de tubulações e problemas nas bombas do reservatório do Cidade Nova, que também afetaram o fornecimento de água. As manutenções já foram concluídas e a expectativa é que a pressão da rede seja normalizada em breve.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login