Foto de capa da notícia

Um ano após incêndio, Iracemápolis adota estratégias de prevenção

O incêndio de 2024 no Morro Azul de Limeira e nas áreas às margens da rodovia e de mata de Iracemápolis e Cordeirópolis, que devastou uma grande extensão de vegetação e causou danos irreparáveis à fauna e flora da região, motivou a implementação de um conjunto de iniciativas preventivas e de combate ao fogo, adotadas pela Prefeitura de Iracemápolis.

Nesta semana produtores rurais e representantes de órgãos públicos participaram de uma capacitação voltada à prevenção e combate a incêndios florestais em propriedades rurais. O encontro aconteceu no Centro de Lazer Luiz Ometto (Usina Iracema) e teve como objetivo reforçar a segurança, a sustentabilidade e o manejo responsável no campo.

O evento foi organizado pela CATI Regional de Limeira, em parceria com a Usina Iracema (Grupo São Martinho), Prefeitura de Iracemápolis por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura e da Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e do SicoobCocre (Agência Iracemápolis).

Durante a programação, o chefe de divisão da CATI Regional de Limeira, Fernando Tufanin Borboni, apresentou um balanço dos incêndios nos últimos anos e trouxe orientações práticas para evitar que os focos de fogo se alastrem.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Iracemápolis, Simone Zambuzzi, destacou as legislações ambientais que orientam os produtores e explicou como manter práticas corretas para evitar autuações.

Após as palestras, os participantes acompanharam um treinamento prático ministrado pelo Cabo Paixão, do Corpo de Bombeiros de Iracemápolis, que simulou situações reais de incêndios. Os produtores puderam, na prática, aprender técnicas de contenção para reduzir os danos do fogo.

Legenda: produtores e poder público estão mais preparados para reduzir os estragos
Foto: divulgação/Prefeitura de Iracemápolis

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login