
São Paulo terá 37 novos pedágios até o fim de 2025
Vai descer para a praia? A Região Metropolitana da Baixada Santista, no litoral do estado de São Paulo, será uma das mais afetadas com a modernização do sistema de pedágio no estado. As rodovias paulistas passarão a contar com 37 novos pórticos de pedágio free flow até o fim de 2025, eliminando a necessidade de paradas e modernizando o sistema de cobrança eletrônica.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que 16 desses pórticos serão instalados em rodovias estaduais concedidas, enquanto os outros 21 ficarão na rodovia federal Presidente Dutra, no trecho entre a capital e Arujá, na Grande São Paulo.
Na região de Piracicaba, por enquanto, não haverá instalação de novos pedágios, mas os valores nas praças já existentes foram reajustados. Na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d'Oeste, os aumentos foram definidos por decisão do governo estadual em abril de 2025.
Já na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), a partir de outubro de 2025, será implantado o novo modelo de cobrança com pórticos automáticos. A região de Sorocaba será a primeira a adotar o sistema: três pórticos entram em operação nesta semana, com valores já definidos pela Artesp. A previsão é que outros quatro equipamentos sejam instalados na mesma rodovia até o fim do ano, embora ainda não haja um cronograma detalhado.
Outras rodovias que também receberão o sistema free flow incluem a Mogi-Dutra, Mogi-Bertioga, Rio-Santos, Rodoanel Norte e a Brigadeiro Faria Lima (trecho Matão–divisa com Minas Gerais). No litoral paulista, a concessionária Ecovias Noroeste informou que os pórticos de Dobrada e Taiúva devem começar a operar em novembro e dezembro, respectivamente. Atualmente, três pedágios neste modelo já estão em funcionamento no estado: em Jaboticabal, Itápolis e no contorno sul da Rodovia dos Tamoios, em São Sebastião.
A expansão do sistema tem gerado debates, especialmente no litoral. Houve tentativas de barrar a concessão, com alegações de que poderia prejudicar o turismo e resultar na criação de pedágios urbanos. A Justiça, no entanto, autorizou o contrato. A Prefeitura de Santos anunciou a abertura de um cadastro para que moradores da região continental possam solicitar isenção no pedágio da Rio-Santos, entre os bairros Iriri e Caruara. O prazo para inscrição vai até 20 de outubro.
Segundo o governo estadual, o projeto prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões em 212 km de rodovias, incluindo duplicações, construção de marginais, ciclovias, passarelas, reforço da sinalização e sistemas de monitoramento e atendimento 24 horas. A meta é alcançar 58 pórticos instalados até 2030, condicionados à conclusão dos investimentos previstos em cada contrato de concessão.
“Estamos modernizando a malha viária do estado, garantindo mais fluidez ao tráfego, segurança nas estradas e, ao mesmo tempo, promovendo justiça tarifária, já que o pagamento será proporcional ao uso da rodovia”, afirmou a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo do Estado de São Paulo.
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