Fim de ano aquece movimento em bares e restaurantes
O período de fim de ano trouxe perspectivas positivas para bares e restaurantes de Limeira e região, impulsionado pelas confraternizações empresariais, encontros familiares e celebrações típicas desta época. O cenário acompanha a tendência nacional do setor de alimentação fora do lar, que chega ao último trimestre com expectativa de crescimento no faturamento e aumento no fluxo de clientes.
Levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 81% dos empreendedores esperam faturar mais do que no mesmo período do ano passado. Para 26% deles, o crescimento deve ser de pelo menos 10%. Os dados indicam uma recuperação gradual após meses de maior cautela, refletindo um consumo mais concentrado em experiências e eventos.
Os sinais de melhora já aparecem nos indicadores recentes. Após setembro registrar 27% dos estabelecimentos operando no prejuízo, esse percentual caiu para 20% em outubro. No mesmo período, 40% das empresas tiveram lucro, número sete pontos percentuais superior ao registrado no mês anterior. O Índice Abrasel-Stone também reforça a tendência de recuperação, com alta de 1,6% nas vendas do setor em outubro, na comparação com setembro.
Com o aumento do movimento nas últimas semanas, muitos empresários passaram a rever escalas de trabalho, ampliar compras e reforçar estoques. A expectativa de maior fluxo de clientes levou 32% dos bares e restaurantes a planejarem contratações adicionais, sendo que, para 78% dos empresários, a demanda do fim de ano é o principal fator para a ampliação das equipes.
Esse cenário também é percebido na prática por
empresários do setor. Pedro
Mott, proprietário de uma espetaria, afirma que o último
bimestre tem superado as expectativas. “Este período está melhor do que o ano
passado. Tanto o volume de contatos quanto as conversões estão cerca de 10% acima do registrado no
mesmo período de 2024”, relata. Para atender à demanda, o empresário reforçou a
equipe fixa em aproximadamente 15%
e ampliou a contratação de freelancers.
Segundo ele, a disputa por mão de obra se intensifica em dezembro. “Todo ano contratamos um quadro sazonal, mas desta vez tivemos que ir além. Criamos políticas específicas para freelancers, aumentamos a remuneração e buscamos garantir profissionais disponíveis, porque dezembro é ainda mais concorrido em todo o setor”, explica. As contratações se concentraram principalmente em funções de atendimento e salão, como garçons.
Para José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, as confraternizações corporativas presenciais tiveram papel decisivo nos resultados positivos do período. “Com muitas empresas reduzindo o trabalho remoto, os encontros de fim de ano voltaram para bares e restaurantes. Isso eleva o tíquete médio, traz previsibilidade ao empreendedor e ajuda a fechar o ano com mais equilíbrio. Para boa parte do setor, essas semanas serão determinantes para garantir fôlego em 2026”, avalia.
Pedro também percebe uma mudança no perfil da demanda. “Houve aumento significativo na procura por eventos corporativos com a casa exclusiva, em que as empresas personalizam a experiência, com decoração e serviços adicionais. Esse tipo de demanda tem vindo, principalmente, de empresas de médio e grande porte”, afirma.
Em Limeira, o reflexo do aquecimento também é observado no Polo de Alimentação e Lazer de Limeira (Paladar). Segundo Giovana Valente, após um primeiro semestre marcado por cautela, o setor de entretenimento apresenta reação no segundo semestre de 2025, especialmente no último trimestre. “O movimento é impulsionado por eventos e confraternizações, mas ocorre de forma seletiva. O consumidor está mais exigente: sai menos, porém valoriza experiências bem executadas, bom atendimento e ambientes agradáveis”, destaca.
Ela ressalta que, apesar do avanço, empresários da região
ainda enfrentam desafios recorrentes, como a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e
entraves relacionados a horários
de funcionamento, licenciamento e planejamento urbano. “Esse
cenário tem levado os empresários a investir mais em gestão, revisão de cardápios,
formatos mais enxutos e no uso estratégico de eventos como forma de ampliar
faturamento e visibilidade”, afirma.
Para 2026, a expectativa do setor em Limeira e região é de continuidade do aquecimento, porém com foco maior em eficiência, profissionalização e sustentabilidade dos negócios. “A projeção está alinhada à avaliação da Abrasel, que aponta para um crescimento mais cauteloso, sustentado por boa gestão e experiências de qualidade. Nesse contexto, Limeira se consolida como um importante polo regional de lazer e gastronomia, desde que haja diálogo constante entre iniciativa privada e poder público”, disse.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login