Recorde de calor: cidades chegaram a 42ºC neste domingo
A intensa onda de calor que atinge o Estado de São Paulo elevou as temperaturas em Limeira e cidades da região neste domingo (28). Em Limeira, os termômetros marcaram 37,6ºC, enquanto Iracemápolis registrou 38,1ºC, Artur Nogueira chegou a 38,2ºC e Cordeirópolis teve máxima de 34,7ºC.
Apesar do recorde de 37,2ºC registrado na capital paulista — a maior temperatura para um dia de dezembro em 64 anos —, outras cidades do Estado enfrentaram calor ainda mais extremo. Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), divulgados pela Defesa Civil, apontam que, em algumas localidades, as máximas ultrapassaram os 42ºC.
Segundo os meteorologistas, o calor intenso está relacionado a um bloqueio atmosférico que dificulta a chegada de frentes frias e outros sistemas meteorológicos, favorecendo a permanência de temperaturas elevadas, principalmente na região Sudeste.
A onda de calor também provocou aumento significativo no consumo de água. Na capital paulista, o uso cresceu até 60% em algumas regiões na última semana, levando o governo do Estado a emitir alertas à população sobre a importância da economia e do consumo consciente.
A Defesa Civil orienta que a população evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, mantenha-se hidratada e redobre a atenção com crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde, mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login