Câmara de Artur Nogueira contrata perito para analisar qualidade da água
A Câmara Municipal de Artur Nogueira irá contratar um perito para analisar a qualidade da água distribuída pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean). A decisão ocorre após denúncias feitas por moradores que ganhou repercussão ao longo do mês. Sobre o caso, a Gazeta de Limeira divulgou no último domingo o desdobramento das ações, juntamente com nota de esclarecimento da administração municipal.
A manifestação do Legislativo acontece em meio a fortes críticas dirigidas à autarquia, que vem sendo alvo de reclamações da população quanto ao odor e à coloração da água que sai das torneiras e até mesmo de poços artesianos. O problema vem sendo registrado há vários dias e tem sido amplamente compartilhado nas redes sociais.
Em nota oficial, o presidente da Câmara Municipal, vereador Henrique Teles, informou que solicitou a contratação de um profissional especializado para realizar uma análise técnica da água. “Como presidente da Câmara Municipal, considerando os recentes relatos referentes à qualidade da água distribuída em nosso município, informo que solicitei a contratação de um perito, por meio da Câmara Municipal, para a realização de uma análise técnica da água referente à última semana”, afirmou.
Segundo Teles, a iniciativa tem como objetivo assegurar transparência e segurança à população, além de fornecer ao Legislativo informações técnicas independentes. “A medida visa garantir tranquilidade à população e subsidiar o Legislativo com dados confiáveis”, destacou. O presidente da Câmara também criticou a forma como o Saean vem conduzindo a situação. “Ressalto que tenho grande consideração pela equipe envolvida no serviço de abastecimento; entretanto, não posso concordar com a forma como a autarquia vem tratando o caso. Nosso compromisso deve ser, acima de tudo, com a saúde e o direito do munícipe à informação”, declarou. Ele acrescentou que, assim que os laudos forem concluídos, os resultados serão compartilhados com todos os vereadores.
Procurada, a Prefeitura de Artur Nogueira enviou nota à Gazeta de Limeira explicando que o problema estaria relacionado ao período de chuvas, que provoca a movimentação natural das camadas mais profundas da água, incluindo o chamado “volume morto”. Ainda segundo a administração municipal, a equipe técnica do Saean acompanha a situação de forma contínua e realiza os ajustes necessários no processo de tratamento para restabelecer, no menor tempo possível, as características ideais da água distribuída à população.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login