
Limeira confirma duas mortes por Covid-19
Limeira registrou dois óbitos confirmados por Covid-19 em 2025, conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, outros dois óbitos estão sob investigação, podendo elevar ainda mais a estatística de vítimas da doença. Desde o início do ano, foram notificados 356 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Desse total, 85 casos tiveram resultado positivo, 129 foram descartados após testagem, e 142 ainda aguardam resultado dos exames laboratoriais.
Os números acendem um alerta sobre a necessidade de manter a vigilância contra o vírus, mesmo após o período mais crítico da pandemia. A circulação da Covid-19 ainda representa risco à saúde pública, principalmente para pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde faz um apelo à população para que busque as doses de reforço e mantenha em dia a imunização, especialmente os grupos mais vulneráveis.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Há também plantões especiais aos sábados para facilitar o acesso dos moradores que não conseguem comparecer durante a semana.O esquema vacinal foi ajustado conforme diretrizes do Ministério da Saúde e contempla diferentes faixas etárias e condições de saúde.
Para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a aplicação varia de acordo com o histórico vacinal. As que nunca foram vacinadas devem receber duas doses com intervalo de quatro semanas. Crianças com vacinação incompleta ou completa devem tomar uma dose de reforço respeitando o intervalo mínimo de três meses após a última dose.
Gestantes devem receber uma dose em cada gestação, independentemente do estágio da gravidez. Já idosos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas fazem parte do grupo que deve receber uma dose a cada seis meses. Outros grupos prioritários, como profissionais de saúde, pessoas em situação de rua, institucionalizados, indivíduos com comorbidades e trabalhadores do sistema prisional devem ser vacinados anualmente.
Pessoas imunocomprometidas com mais de 5 anos que nunca foram vacinadas devem receber um esquema primário de três doses. Para quem já iniciou a vacinação, há previsão de doses de reforço conforme a situação clínica.
Para a população de 5 a 59 anos sem comorbidades e fora dos grupos prioritários, o esquema primário de vacinação deixou de ser recomendado de forma rotineira. No entanto, essas pessoas ainda podem receber uma dose da vacina, caso não tenham sido imunizadas anteriormente.
A orientação também é válida para quem for viajar a países que exigem comprovação de vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, a Secretaria de Saúde recomenda que o cidadão se informe sobre as exigências do país de destino e procure uma unidade de saúde caso precise atualizar o esquema vacinal.
A vacinação para maiores de 12 anos ocorre nas seguintes unidades: UBS Nossa Senhora das Dores 1, UBS Planalto, UBS Jd. Aeroporto, UBS Pq. Hipólito 1, Ambulatório de Especialidades Residencial Rubi, UBS Morro Azul, UBS Nova Europa e UBS Campo Belo.Já a imunização infantil, para crianças de até 11 anos, está disponível nas UBSs Novo Horizonte, Graminha, Nova Suíça, Abílio Pedro e Nova Limeira.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login